Por Ricardo Antunes – Abertas as urnas, os números não mentem. O candidato do PSB, Danilo Cabral, foi apenas o quarto colocado no Recife, cidade governada pelo partido há 10 anos. Com apenas 15,70% dos votos na capital governada pelo correligionário João Campos, que gozava de boa aprovação do eleitorado no início da campanha, é lógico entender que Danilo foi traído e jogado aos leões. Mas qual será o preço disso para a sucessão em 2024?
Raquel Lyra (PSDB) foi majoritária no Recife, com 24,33% dos votos, seguida por Anderson Ferreira (PL), que obteve 24,03%. Marília Arraes (Solidariedade) recebeu 18,65%. Raquel e Marília passaram para o segundo turno, com a neta de Arraes em primeiro lugar no estado.
Na reta final do primeiro, o PSB dava sinais de que não queria um primeiro turno entre Marília e Anderson, o que forçaria a vinda do ex-presidente Lula a Pernambuco e praticamente sacramentais uma vitória de Marília. Com isso, Danilo foi jogado aos leões e desidratado em prol de Raquel. Os números cristalizam a especulação. A tucana foi beneficiada, vencendo na capital, enquanto o candidato do PL ficou um pouco atrás. A estratégia deixou Marília em terceiro, e já é uma antecipação do chumbo que virá no segundo turno.
No meio político, a traição do PSB foi criticada por aliados da Frente Popular, que deve implodir. Após 16 anos longe do poder, os socialistas terão pouco a oferecer por aliados, e isso deve respingar na sucessão do próprio João, daqui a dois anos. Seu irmão Pedro Campos não teve a votação esperada para federal, ficando abaixo dos 200 mil votos. O ninho socialista deverá ficar ainda menor. A conferir.
”GUERRA SANTA”
O segundo turno das eleições presidenciais começou com publicações nas redes sociais associando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a satanismo, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), à maçonaria.

DE VOLTA NAS REDES
Um vídeo antigo que passou a circular nesta terça-feira (4) também em grupos de aplicativos de mensagens mostra o presidente discursando em uma loja da maçonaria. O conteúdo é anterior à primeira candidatura de Bolsonaro à Presidência, em 2018.
SURPRESO
O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse à coluna ter se surpreendido com pelo menos dois resultados expostos pelas urnas no primeiro turno das eleições de 2022.
AVALIAÇÃO
“Primeiro, grande divisão do eleitorado; segundo, a eleição surpreendeu a todos pelo número de bolsonaristas eleitos”, avaliou Temer nesta segunda-feira (3/10).
INVESTIGAÇÃO
O ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou em suas redes sociais que mandou a Polícia Federal abrir inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais.
SUSPEITA
Segundo Torres, a investigação atende a uma a representação recebida no Ministério da Justiça e Segurança Pública que apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados por alguns institutos”.

AUXÍLIO BRASIL
O governo anunciou a inclusão de mais 500 mil famílias na lista de beneficiários do Auxílio Brasil. Com isso, o programa atenderá 21,1 milhões de pessoas.
OBJETIVO
A medida deve zerar a fila de pessoas inscritas no programa social até o fim de outubro, antes do segundo turno das eleições.
ELEITAS
As mulheres foram o destaque das eleições de 2022, em Pernambuco. O estado contará, pela primeira vez, com uma senadora e terá um segundo turno inédito entre duas candidatas.

INÉDITO
Houve, ainda, a escolha do maior número de deputadas federais. A bancada feminina terá três representantes, um recorde na história.
SHOWS
O cantor Roberto Carlos volta ao Recife para fazer três apresentações no Ginásio Geraldão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade. Os shows acontecem na sexta (7), sábado (8) e terça-feira (11), que é véspera de feriado.

FOTO DO DIA
