Por André Beltrão — As urnas revelaram fatos curiosos sobre os filhos da política. Marília Arraes mesmo não sendo diretamente filha de político tem a herança de Arraes na veia e venceu a eleição em Pernambuco, contudo perdeu em sua cidade, Recife. Já Raquel, que é filha e neta de político, com origem no Clã Lyra, teve um desempenho de reta final meteórico associando a morte pré-matura do esposo no dia de eleição. Contudo, mesmo vencendo em Caruaru, não teve um desempenho em sua terra natal extraordinário.
Por sua vez, Miguel Coelho, filho de Fernando Bezerra do “Clã Coelho” apresentou um desempenho extraordinário em sua terra natal, contudo, quando dava pinta de ir para o segundo turno, acabou despencando no estado e ficou em quinto lugar, ou seja, na lanterninha.
Só para efeito de comparação, Júlio Lossio, também de Petrolina, que disputou o governo em 2018 pela Rede sem estrutura , sem tempo de TV e sem participação em debates, conseguiu ficar em quarto lugar, a frente do ex-deputado Maurício Rands, que já tinha um nome consolidado do estado como deputado federal e secretário de Eduardo Campos.
Iza Arruda, filha do prefeito de vitória, teve a estrutura necessária e acabou desbancado Raul Henry que arrumou a cama para Iza deitar. Lucas Ramos filho de Ranilson Ramos teve uma expressiva votação no estado contudo em sua terra natal (Petrolina). No entanto, mais uma vez não conseguiu um bom desempenho, mesmo tendo o apoio de um grande número de lideranças locais.
Outro filho de político, Jarbas Filho apostou no voto de estrutura e como Lucas Ramos no voto de caneta e foi eleito, contudo em sua terra natal Recife, onde seu pai foi prefeito bem avaliado, só obteve 2 mil votos.
Fernando Filho e Antônio Coelho, filhos de Fernando Bezerra e Miguel foram eleitos e tiveram expressivas votações sua terra natal levados pela grande votação do irmão Migue já que Petrolina sentiu o cheiro de ter um governador da cidade.
Já Júlio Lossio filho, que amarrou sua candidatura à Marília Arraes acabou literalmente sendo arrastado pelo efeito estadual Raquel Lira e pelo cheiro de Governo de Miguel Coelho. Julio Lossio filho acabou tendo quase a mesma votação que Marília em Petrolina.
Agora no segundo turno a escolha será entre os Lyra e os Arraes. Os clãs se renovando. Quem diria.