Por Ricardo Antunes – O Brasil e Pernambuco vivem um momento delicado. Eleições disputadas cabeça a cabeça são matéria prima para estratégias eleitorais de construção e desconstrução. Em Pernambuco Marília liderava com folga a corrida para o segundo turno. Três ex-Prefeitos de cidades do interior, a saber: Raquel, Miguel e Anderson, juntamente com o candidato do Palácio Danilo, brigavam voto a voto pelo lugar no segundo turno. Contudo, um fato novo representado pela morte prematura do marido de Raquel no dia da eleição, parece ter levado Raquel para o segundo turno, desbancando os demais, e de modo especial Miguel Coelho, que já comemorava o resultado da pesquisa IPEC que o colocava no segundo turno.
Fechadas as urnas, e tendo sido Raquel referendada para disputar o segundo turno, Miguel e aliados de imediato declararam apoio a Raquel, e após uma semana Miguel aparece ao lado de Gilson Machado declarando voto em Bolsonaro.
Mas o que há de estranho nisso ?
Miguel passou a sua campanha inteira tentando se livrar da pecha de Bolsonarista, chegou a dizer que Lula era patrimônio do Povo Brasileiro. Tudo isso pelo lógico medo da força eleitoral de Lula no Nordeste, que mais uma vez foi demonstrada com a eleição de Teresa Leitão ao Senado, e nos estados do Ceará , Piauí e Bahia. Se não fez por ele como candidato, por que então essa pressa em assumir seu Bolsonarismo no momento em que chega ao palanque de Raquel? Teria Miguel acertado esse movimento com Raquel?
Antes da adesão de Miguel a Raquel muitos comentavam como certo o embarque de Miguel no palanque de Marília Arraes, caso ele não estivesse no segundo turno.
Todos sabem das adversidades crônicas entre Fernando Bezerra e Joao Lira. E todos sabem da relação política entre os Bezerra Coelho e Marília Arraes. Segundo fontes, Fernando Bezerra apoiou e ajudou estruturalmente a campanha que Marília disputou com Joao Campos a prefeitura do Recife. De modo especial no segundo turno.
A estratégia de Miguel, mesmo que de forma indireta de puxar Raquel para o palanque Bolsonarista, é inteligente? Ou seria mais inteligente do que pensamos e sabemos?
”MANIPULAÇÃO”
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello divulgou nota na qual afirma que a pretensão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de aumentar o número de cadeiras da Corte consiste, na realidade, em uma tentativa de controlar o Judiciário.

INCOSTITUCIONAL
Para ele, a iniciativa do presidente, que tenta a reeleição, “revela que, subjacente a essa modificação, visa-se, na realidade, perversa e inconstitucional finalidade de controlar o STF e de comprometer o grau de plena e necessária independência que os magistrados e os corpos judiciários devem possuir, em favor dos próprios jurisdicionados”.
EXPLICAÇÕES
O MPF (Ministério Público Federal) cobrou nesta segunda (10) a senadora eleita Damares Alves (PL) por mais informações sobre supostos crimes que teriam sido cometidos contra crianças na Ilha de Marajó (PA). Damares detalhou abertamente os casos de abusos sexuais para os ouvintes, inclusive para as crianças que participavam do momento religioso.
OMISSÃO
A denúncia foi feita pela ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos durante participação em um culto na igreja Assembleia de Deus, em Goiânia (GO). Nas redes sociais, a ex-ministra é cobrada por omissão, já que estaria na pasta na época em que diz que soube das denúncias feitas neste fim de semana
FAKE NEWS
É falsa a imagem de uma sequência de postagens no Twitter atribuída ao candidato Lula (PT) na qual ele afirmaria que “o povo entregará suas armas” em janeiro do próximo ano.

VIRALIZANDO
A imagem com os supostos prints sobre desarmamento após as eleições começou a circular em grupos de Whatsapp esta semana.
ADIADO
O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná adiou para a semana que vem o julgamento sobre o deferimento da candidatura de Deltan Dallagnol.
ELEGIBILIDADE
No início do julgamento, o desembargador Rodrigo Otávio Rodrigues Gomes do Amaral deu parecer favorável à candidatura do ex-procurador. Depois o julgamento foi suspeito por um pedido de vista da juíza Flávia Viana.
RIFA DE PICAPE
A justiça eleitoral mandou o prefeito de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti (PSD), apagar um vídeo em que promete o sorteio de um carro 0 km aos moradores, caso a cidade seja a líder do estado em número de votos para Bolsonaro.

APURAÇÃO
Na decisão, a justiça configurou a ação como prática ilegal de propaganda eleitoral. O Ministério Público acionou a Polícia Federal para apurar possível compra de votos.
DEBATE PRESIDENCIAL
A TV Cultura emitiu uma nota desmentindo a informação publicada nesta manhã, de que a jornalista e apresentadora do Roda Viva, Vera Magalhães, poderia não participar do debate com candidatos à Presidência da República no próximo domingo (16/10).
ESCLARECIMENTO
O veto da participação de Vera seria um pedido do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSD). “A TV Cultura esclarece que a informação é totalmente falsa”, diz um trecho da nota.
FOTO DO DIA








