Por Eduardo Luciano, do UOL
Um avião da Ukraine International Airlines com 176 pessoas caiu hoje no Irã. O avião caiu logo após decolar do aeroporto de Teerã com destino a Kiev. A embaixada da Ucrânia no Irã disse que o Boeing 737 sofreu uma falha no motor e o acidente não foi causado por “terrorismo”.
De acordo com a ISNA, agência de notícias do Irã, não há sobreviventes de acidentes. As primeiras informações citadas 180 mortos no acidente.
Citando um porta-voz do Aeroporto Internacional da Cidade de Teerã, uma agência oficial da IRNA que relatou que estava a bordo de 167 passageiros e 9 membros da tripulação.
A queda da aeronave acontece horas depois de duas bases iraquianas que abrigam tropas dos EUA sendo atacadas pela Guarda Revolucionária do Irã. O ataque foi uma resposta após a morte de Qassim Suleimani depois da ofensiva americana.
Por meio do Twitter, a Boeing declarou estar com acidente e que estava “coletando informações”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que “a embaixada está em busca de informações sobre as circunstâncias desta tragédia e a lista de mortos”.
A Ukraine International Airlines não emitiu nenhum comunicado sobre acidente.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o que seria o momento da queda do avião. É possível ver que há fogo no objeto e depois uma explosão.
Abaixo o comunicado da Boeing em sua conta no Twitter.
Estamos cientes dos relatos da mídia fora do Irã e estamos coletando mais informações.
– The Boeing Company (@Boeing) 8 de janeiro de 2020







