Por Ricardo Antunes – As regras do debate presidencial da TV Bandeirantes, que ocorre neste domingo (16), permitirá que os candidatos Lula e Jair Bolsonaro administrem o próprio tempo em respostas, réplicas e tréplicas.
De acordo com o diretor de jornalismo do canal, Fernando Mitre, ambos devem ter até 90% do tempo de debate para, se quiserem, apresentar propostas para o país.
O encontro, marcado para às 20h, teve regras acertadas durante a semana com as equipes dos candidatos. Lula ficará à esquerda do palco no estúdio da Bandeirantes, enquanto Jair Bolsonaro ficará à direita. Haverá a possibilidade que ambos caminhem livremente no palco durante suas intervenções.
O debate será realizado em conjunto pelos veículos do Grupo Bandeirantes e pela TV Cultura, UOL e Jornal Folha de S. Paulo. Ele também será transmitido pelo YouTube.
MÍDIA TRAINING
Se chamar de treinamento ou de preparação, Jair Bolsonaro estrila. Mas o fato é que o presidente da República andou aceitando uns toques de um “coach” para o debate da Band, que ocorre no próximo domingo às 20h.

COACH
Mais precisamente de Pablo Marçal, o influencer e autodenominado coach que chegou a ser candidato a presidente pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) por duas semanas, mas passou a apoiar Bolsonaro depois de ter a candidatura indeferida pelo TSE..
TUDO IGUAL
O Datafolha desta sexta-feira mostrou estabilidade de Lula e Bolsonaro. O petista, assim como na pesquisa da semana passada, manteve 49% das intenções de voto, contra 44% de Bolsonaro. Para a campanha do ex-presidente, esse resultado ainda é uma reverberação do primeiro turno e os movimentos de decisão do eleitor só acontecerão a partir da próxima semana, com a aproximação do dia da votação.
ESTRATÉGIA I
Por enquanto, a ideia do QG petista é colar a imagem de Lula à de Simone para diminuir a rejeição ao partido. Lula e Simone deverão viajar nos próximos dias para Belo Horizonte e Manaus, palco de uma das maiores tragédias nacionais na pandemia, onde dezenas de pacientes morreram asfixiados devido à falta de oxigênio.
ESTRATÉGIA II
Alckmin, por sua vez, vai atuar mais descolado de Lula, buscando votos nos setores da sociedade e nas e regiões onde a campanha identificou um forte antipetismo, como Goiás, Triângulo Mineiro, o sul do país ou o interior de São Paulo. Enquanto Lula faz uma peregrinação no Nordeste, onde espera aumentar a ampla vantagem sobre Bolsonaro no primeiro turno.

HOMENAGEM
No próximo dia 20, o tetracampeão do mundo — como jogador e como treinador da Seleção — Mário Jorge Lobo Zagallo será imortalizado no Museu da Seleção Brasileira.
PRESENTE
A CBF do presidente Ednaldo Rodrigues colocará uma estátua de cera em tamanho real do tetracampeão ao lado de Marta e Pelé. Aos 91 anos, o maior vencedor de copas no planeta estará presente.
PREOCUPAÇÃO
Para driblar uma das maiores preocupações do PT neste segundo turno, a abstenção, Lula conseguiu compromisso do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), com a gratuidade de transporte no domingo (30) da eleição e a mudança na data de um feriado estadual que cairia na sexta-feira (28). As medidas foram confirmadas nesta sexta-feira (14), durante visita do candidato petista à Presidência ao estado.

PASSE LIVRE
O passe livre no transporte valerá para a capital, Recife, e as 14 cidades da Região Metropolitana, que concentram 40% da população do estado. No primeiro turno o estado optou pelo reforço de 25% na frota. Já o feriado, Dia do Servidor Público Estadual, foi transferido para o dia 14 de novembro. A alteração foi publicada em portaria da Casa Civil. Decisão semelhante foi anunciada também no Ceará, estado que antecipou o feriado para o dia 24.
FOTO DO DIA








