Por Ricardo Antunes — Em mais um furo de jornalismo investigativo, nosso Blog descobriu que está sendo apurado, por uma das Varas da Justiça do Trabalho do Recife, denúncia de assédio sexual que envolve o Grande Oriente de Pernambuco. O processo corre em segredo de Justiça e a vítima tem 39 anos. O fato teria ocorrido em 2020 no Palácio Maçônico do Grande Oriente de Pernambuco, no bairro de São José. O acusado é o ex-Secretário de Administração e Patrimônio do Grande Oriente de Pernambuco, Francisco Fonseca. A vítima, segundo o processo, teve como consequência problemas psíquicos severos e ainda não conseguiu se recuperar do trauma.
O Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente de Pernambuco, Sr. José Fernando Pereira da Silva, ciente das denúncias, procurou abafar o caso, juntamente com o Secretário de Finanças, Geraldo Luciano de Lira Costa. O objetivo era dar proteção do secretário, mantendo-o no cargo até julho/2022.
A vítima com graves sequelas geradas pelo assédio sofrido, ainda foi demitida do emprego em abril/2022 pelo Grande Oriente de Pernambuco.

Com a notificação pela Justiça do Trabalho, para apuração do assédio sexual , gerou se uma grave crise na cúpula da Maçonaria Pernambucana.
O Grão-Mestre Estadual Adjunto do Grande Oriente de Pernambuco, Sr. Vandenir Albuquerque Silva, ao saber dos fatos e da omissão do Grão-Mestre Estadual José Fernando, e do Secretário de Finanças Geraldo Luciano, que não tomou providências ao saber dos fatos criminosos desde 2020, renunciou ao seu mandato.

Outros pedidos de exoneração e demissões estão sendo esperados, gerando uma grave crise no seio do Grande Oriente de Pernambuco, o que pode levar o Grão-Mestre Estadual José Fernando Pereira a renúncia, por conta da omissão ocorrida.
A comunidade maçônica está cobrando providências por parte do Grão-Mestre Estadual. Estamos tentando ouvir O Outro Lado dessa história que é um verdadeiro escândalo na maçonaria pernambucana.
O Outro Lado
O Blog tentou contato com os acusados, mas não teve retorno. Estamos abertos para a publicação do sagrado direito de resposta, o chamado O Outro Lado, que por aqui é sagrado. Vamos aguardar.