Por Igor Gadelha — Derrotado em sua tentativa de se eleger deputado federal por São Paulo este ano, Eduardo Cunha (PTB) tem feito previsões para o segundo turno das eleições presidenciais do domingo (30/10). Pelos cálculos do ex-presidente da Câmara, a eleição não será decidida em Minas Gerais, como preveem as campanhas de Lula e Jair Bolsonaro, mas em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.
Cunha prevê que Bolsonaro, a quem apoia, terminará o pleito com 15 a 20 pontos na frente de Lula no estado. Para o ex-deputado, essa diferença será decisiva para garantir a vitória do atual presidente contra o petista.
“Sempre disse e continuarei a dizer, que São Paulo definira o resultado da eleição de domingo. Bolsonaro vencerá em São Paulo por mais de 15 pontos percentuais, devendo chegar a 20 pontos de diferença.”, Eduardo Cunha.

Cunha lembra que, em 2018, Bolsonaro venceu em São Paulo com 32 pontos a mais que Fernando Haddad (PT). Na ocasião, o atual presidente teve a maior vitória na história de um presidente no estado, com 68% dos votos válidos.
As previsões de Cunha sobre o voto paulista, vale lembrar, não têm sido das mais certeiras. Basta dizer que ele optou por concorrer como deputado federal pelo estado e acabou derrotado, com apenas 5 mil votos.