Por Cinthya Leite, do JC — No Brasil, o volume de testes positivos para covid-19 tem aumentado em laboratórios privados e nas unidades públicas de saúde que realizam exame para detecção do coronavírus. No Recife, esse salto na positividade também é uma realidade.
Neste domingo (6), a Prefeitura do Recife montou um espaço, durante o Viva Guararapes (projeto de lazer realizado durante o primeiro domingo do mês no Centro do Recife), para a população realizar teste de covid-19 sem necessidade de agendamento.
“Em comparação às edições anteriores do Viva Guararapes, a demanda está alta. A positividade também já chama a atenção. De 30 testes (realizados até o meio-dia deste domingo), oito deram positivos para covid-19 (27% de positividade). Fazia tempo que aparecia reagente (resultado que indica presença do coronavírus na amostra analisada)”, disse a enfermeira Isabele Cardoso, responsável pelo espaço de testagem no Viva Guararapes.
Ela conta que, nas últimas duas semanas, aumentou o número de testes reagentes. “Sou coordenadora da Mário Ramos (unidade de saúde municipal em Casa Amarela, Zona Norte da capital), que é só de atendimento para covid. Estou há dois anos cuidando destes testes. Nestas duas últimas semanas, aumentou bastante a procura. Está dando de 45% a 50% de positividade. Ontem (sábado, dia 5), deu 40%. E estava em 0% antes”, informou Isabele.
A enfermeira acrescentou que, no sábado (4), o Centro de Saúde Professor Mário Ramos recebeu 164 pessoas para fazer o teste de covid-19. “Nos sábados anteriores, eram 40 testes realizados no máximo, e raramente eles davam positivo.”
Um levantamento da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), divulgado nesta quinta-feira (3), mostra que a média semanal do índice de positividade para todo o município saltou de 15,5%, na semana de 23 a 29 de outubro, para 25,1% de 30 de outubro até o momento.
“A Sesau do Recife informa que, na semana epidemiológica 43, que foi de 23 a 29 de outubro, foram realizados 1.150 testes para detecção de covid-19 no Recife. Desse total, 178 tiveram resultado positivo, resultando em um índice de positividade de 15,5%. Já na semana epidemiológica 44, que vai de 30 de outubro a 5 de novembro, foram realizados, até o momento, 741 exames. Desse total, 186 foram positivos, deixando o índice de positividade em 25,1%”, destaca a nota da Sesau.
O consultor de negócios Alderedo Brasil, 62 anos, foi um dos que compareceram ao ponto de testagem do Viva Guararapes neste domingo (6). “Eu viajo bastante etive contato com uma pessoa que testou positivo nos últimos dias. Então, resolvi vir fazer o exame. Felizmente deu negativo”, relatou.
“O Viva Guararapes, além da parte de lazer, entretenimento, cultura e diversão, agrega serviços para a população, como os de saúde. Isso é fundamental, pois é um evento que atrai muitas pessoas, o que gera aglomerações em função das atrações. Por isso, estamos fazendo também essa testagem aqui, pois entendemos que é importante identificar os casos desde cedo”, disse a chefe do Gabinete do Centro Histórico da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça.
A gestora orientou que as pessoas com sintomas de covid-19 devem procurar os pontos e postos de saúde da prefeitura para que, se for o caso, o vírus seja detectado o quanto antes, a fim de evitar a disseminação para outras pessoas.
“A Secretaria de Saúde do Recife está acompanhando de perto estes números da covid-19, o aumento de casos que se observa nos últimos dias, para que as pessoas possam se proteger e evitar a contaminação de outras”, complementou Ana Paula.
Veja também
https://ricardoantunes.com.br/flordelis-e-mais-quatro-reus-comecam-a-ser-julgados-hoje/