Do UOL – A Holanda vai disputar as quartas de final de uma Copa do Mundo pela sétima vez na história. A Laranja Mecânica venceu por 3 a 1 o seu duelo das oitavas contra os Estados Unidos, no Estádio Internacional Khalifa, e se tornou a primeira seleção a carimbar a vaga entre as oito melhores do Mundial do Qatar. Memphis Depay, Daley Blind e Denzel Dumfries marcaram os gols da classificação, enquanto Haji Wright descontou.
O adversário dos holandeses nas próxima fase sairá do confronto entre Argentina e Austrália, que entram em campo ainda hoje (3), às 16h (de Brasília). O jogo da Holanda nas quartas de final será disputado na próxima sexta-feira (9), às 16h.
A Laranja Mecânica encaminhou a vitória ainda no primeiro tempo. A equipe comandada por Louis van Gaal segurou os Estados Unidos e foi eficiente nos contra-ataques, indo para o intervalo com a vantagem do 2 a 0. Os dois tentos, inclusive, saíram em jogadas muito parecidas, de finalização dentro da área após cruzamento pela direita.
A seleção norte-americana, que quase saiu na frente logo no início do duelo com Pulisic, só voltou a levar perigo na segunda etapa. Wright conseguiu diminuir para os EUA, mas o sonho da reação durou pouco. Cinco minutos depois, a Holanda marcou o terceiro em outro cruzamento na área e decidiu a partida.
Ambas as equipes, que não se classificaram para a Copa de 2018, na Rússia, chegaram ao Qatar para a sua 11º participação em Mundiais. A Holanda, vice campeã em três edições (1974, 1978 e 2010), segue viva em busca do título inédito.
Foi a terceira vitória da Holanda na Copa de 2022. Líderes do Grupo A, com sete pontos, os holandeses venceram Senegal por 2 a 0 em sua estreia no torneio, depois empataram por 1 a 1 com o Equador, e triunfaram na última rodada diante do Qatar, país-sede, também por 2 a 0. Os EUA, que ficaram em segundo da chave B, se despedem em sua primeira e única derrota no Mundial.