Da Redação do Blog — A bolsa de valores brasileira teve uma abertura turbulenta nesta terça-feira (03), com a curva de juros subindo acentuadamente após o anúncio de medidas populistas pelo novo governo. De acordo com analistas financeiros, a dose de populismo foi maior do que o esperado e preocupa os investidores, que temem pelo aumento da inflação e pelo comprometimento da estabilidade econômica. As ações de empresas ligadas ao setor financeiro foram as mais afetadas pelo cenário de incerteza e pressão nos juros.
No Brasil, a primeira sessão do ano foi de cautela e aversão ao risco. Investidores reagiram às incertezas em relação à trajetória fiscal, que levaram ao avanço dos juros futuros. Dúvidas em relação às prováveis mudanças nas diretrizes para a Petrobras também penalizaram as ações da estatal, que encerraram em queda superior a 6%. Em geral, investidores aguardam mudanças na política de preços dos combustíveis e também na política de distribuição dos lucros da empresa.
Diante deste quadro, o Ibovespa -3,06% encerrou o dia em queda de 3,06%, aos 106.376 pontos e giro financeiro fraco, de R$ 15,5 bilhões. O movimento só não foi mais intenso em função da alta de 0,6% das ações da Vale. É importante lembrar que as ações da mineradora respondem por cerca de 15% da composição do Ibovespa.
Por fim, no mercado de câmbio, o dólar+1,51% avançou 1,5%, aos R$ 5,36.
Veja também
Escolha de Marcos Carvalho será também homenagem ao ex-procurador geral do Estado Silvio Pessoa







