Por Ricardo Antunes – Faltando uma semana para o início da nova legislatura, os parlamentares pernambucanos que tomarão posse estão em busca de algum protagonismo no Congresso Nacional. Isso porque, até o momento, nenhum nome do Estado vem sendo lembrado para algum posto nas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
No atual biênio, que se encerra no próximo dia 1º, Pernambuco foi destaque na Câmara. Três parlamentares do Estado ocuparam cargos de destaque. Luciano Bivar foi o primeiro secretário da Casa, o que aliás lhe rendeu assento na mesa na posse de Lula como presidente da República. Já Marília Arraes e André de Paula foram eleitos como segunda secretária e segundo vice-presidente, respectivamente. Os dois últimos não estarão no Parlamento a partir de fevereiro, já que apenas Bivar disputou e conseguiu a reeleição.
Os atuais presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, são favoritos à reeleição, mas o segundo ainda luta para consolidar uma margem com folga. No entanto, os nomes para os demais cargos das mesas seguem em aberto.
SEGURANÇA
Após invasões, Congresso e STF reabrirão no dia 10 de fevereiro, com o maior esquema de segurança do período democrático.

TUDO PRONTO
O interventor federal da área de segurança no Distrito Federal, Ricardo Cappelli, garantiu a parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que vai deixar todo plano testado e validado com as áreas de segurança da corte e do Congresso Nacional antes de sair da função. Além disso, reuniões com todas as forças policiais estão em andamento. A intervenção federal no DF vai até 31 de janeiro.
PRISÕES
Um levantamento feito pela DPU (Defensoria Pública da União) mostra que o ministro do STF Alexandre de Moraes manteve a prisão de ao menos seis investigados pelos atos de vandalismo de 8 de janeiro, apesar da recomendação contrária do MPF. Pela lei 13.964/2019, o Judiciário não pode mandar prender de ofício, ou seja, sem que o órgão acusatório peça.
O OUTRO LADO
Ministro considerou haver provas nos autos de participação efetiva dos investigados em organização criminosa.
REENCONTRO
Lula e Rodrigo Pacheco têm uma reunião marcada para esta semana, assim que o presidente desembarcar no Brasil da missão oficial na Argentina e no Uruguai. Vai ser a primeira conversa entre os dois desde a posse presidencial em 1º de janeiro e também ocorrerá antes da eleição da Mesa Diretora do Senado, em 1º de fevereiro, quando Pacheco disputará a reeleição à presidência da Casa.

NO MURO
Lula tem dito a aliados que não vai se posicionar à favor de nenhum candidato nas eleições das presidências do Senado e da Câmara, com Arthur Lira, apesar de o PT apoiar as duas candidaturas à reeleição.
DE OLHO
O PSB formalizou a Lula o pedido para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), estatal cara ao Centrão pelo alto potencial de votos e fartos contratos de obras por 15 estados do país, além do Distrito Federal. Os pessebistas querem que um nome do diretório pernambucano assuma a Codevasf.
DISPUTA
A presidência da Codevasf é cobiçada pelo União Brasil e está na zona de influência do deputado Elmar Nascimento, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira. Paulo Câmara seria um candidato natural ao posto, mas o PSB vê o ex-governador de Pernambuco mais afinado com a presidência do Banco do Nordeste, por isso, é provável que o partido sugira outro integrante para Lula emplacar na Codevasf.
NOVO NOME
O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado, Fabrício Marques, é o novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan), para o biênio 2023/2024. Ele foi eleito para o cargo na última terça-feira (24).

PREVENÇÃO
A pós operação da PF, Raquel Lyra mandou abrir investigação interna sobre contratos suspeitos na Saúde. De acordo com a governadora, a decisão de o governo instaurar auditoria para se avaliar o controle interno da gestão estadual a respeito dessas contratações ocorre para que a gestão tenha a clareza de que os recursos investidos estão em acordo com o interesse público e a qualidade dos serviços que a população merece.
INTERATIVO
A exposição interativa “Povoando o imaginário”, do artista Baw Pernambuco, promete uma vernissage “em formato nunca antes visto” com um convite “à exploração das profundezas da alma de um artista abscôndito”. O evento ocorre neste sábado (28). às 16h20, Rua Estudante Jeremias Bastos, 124, no Pina (Recife).

FOTO DO DIA
