Por Ricardo Antunes – Com a reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados consolidada, os parlamentares pernambucanos aguardam por papéis de destaque nas comissões permanentes da Casa. Isso porque Luciano Bivar (UB) deve ser reconduzido à primeira secretaria. Os demais 24 deputados do estado disputam espaços cobiçados.
Na Legislatura encerrada ontem, apenas Carlos Veras (PT) e Felipe Carretas (PSB) ocuparam presidências de comissões temáticas. Entretanto, Pernambuco ocupou três lugares na Mesa. Além de Bivar, Marília Arraes (Solidariedade) e André de Paula (PSD) integraram a cúpula da Câmara, mas ambos não retornarão à Casa nos próximos quatro anos. E a nova composição terá 12 novatos, o que diminui as chances de encabeçar os postos logo de cara.
Em vantagem devem largar os federais do PL, que deverá ocupar quatro ou cinco presidências de comissão na Câmara, em função do tamanho da bancada. A sigla elegeu 99 parlamentares, sendo quatro de Pernambuco: André Ferreira, Pastor Eurico, Fernando Rodolfo e o Coronel Meira, o único de primeiro mandato.
Também na fila por um lugar ao sol, há nomes experientes como Eduardo da Fonte (PP), Renildo Calheiros (PCdoB), Silvio Costa Filho e Augusto Coutinho (ambos do Republicanos). Os demais deverão ter que ralar um pouco mais para crescerem em Brasília, terra onde os inocentes não se criam.
TODO PODEROSO
De forma pragmática, Lula e seu partido evitaram desafiar e menosprezar a candidatura de Arthur Lira, à presidência da Câmara. Além de não se indispor com o favorito a ganhar a disputa, o PT tem feito muitas contas.

MATEMÁTICA
O apelidado “consórcio do Arthur” — formado por parlamentares do seu partido, o PP, Republicanos e parte do PL— reúne cerca de 90 preciosos votos na Câmara, como provou o placar de votação da PEC da Transição. O PT e os partidos de esquerda têm não mais que 138 cadeiras na Casa —o que, sem o apoio de aliados, não chega nem para uma maioria simples.
TEMOR
Mesmo considerando pouco provável uma vitória do bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) na disputa pela presidência do Senado, integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) têm expressado uma preocupação nos bastidores com o número de votos que o ex-ministro de Bolsonaro vai ter no confronto contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na quarta-feira (1).
CAMPANHA
Não à toa, alguns ministros do Supremo têm telefonado para senadores para sondar o ambiente e pedir que votem em Pacheco, com o argumento de que a reeleição do atual presidente do Senado seria fundamental para o distensionamento da crise política e a pacificação entre os poderes.
MUDANÇA
Amanhã também está marcada a cerimônia de abertura do ano do Judiciário, onde ocorrerá o reencontro dos chefes dos Três Poderes depois dos ataques de 8 de janeiro. Por isso, o evento, que normalmente é curto e protocolar, será diferente.

RESISTÊNCIA
A cerimônia terá duas horas e contará com discursos de Lula, Rosa Weber (STF); e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco em defesa da democracia, com ênfase na resistência das instituições à tentativa de golpe.
BOQUINHA
Ao menos três ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se empenharam na eleição de suas respectivas esposas para ocupar vagas de conselheiras em tribunais de contas nos estados, um cargo vitalício com remuneração equivalente ao teto do funcionalismo estadual.
TUDO EM CASA
Renata Calheiros, mulher do ministro dos Transportes Renan Filho (MDB), foi eleita conselheira do TCE de Alagoas. A deputada federal Rejane Dias, mulher do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT), foi indicada para uma cadeira no TCE do Piauí. E agora, é a vez do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), articular em favor da sua esposa, Aline Peixoto, para uma vaga de conselheira no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.
CULTURA
A restauração do Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco (R$ 27,4 milhões) e um musical sobre Alceu Valença (R$ 3 milhões) foram aprovados pela Lei Rouanet.

CAMAROTE
Pela primeira vez, Alceu Valença vai fazer show no Sambódromo. Será a grande atração do Camarote Folia Tropical, que é famoso por atrair grandes nomes da música brasileira. Será no Desfile das Campeãs, no sábado depois do carnaval.
FOTO DO DIA








