Do G1 – O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) soltou, mediante aplicação de medidas cautelares, o homem detido após negar sair da água depois de um ataque de tubarão na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
A prisão de André Ricardo Luis de Freitas aconteceu na segunda-feira (6), pouco tempo depois que a adolescente Kaylane Timóteo Freitas, de 15 anos, teve parte do braço arrancada por um tubarão. No domingo (5), na mesma área, um adolescente foi mordido na perna.
No dia da prisão, André Ricardo se recusou a sair da água e três bombeiros militares da equipe de guarda-vidas que estavam na praia tiveram que retirá-lo do mar. Ele foi entregue à Polícia Militar, que o levou à Delegacia de Prazeres, também em Jaboatão, local onde foi autuado em flagrante.

André Ricardo foi solto em audiência de custódia na terça-feira (7), após ter sido preso por desacato e desobediência. Ele vai precisar cumprir as seguintes medidas cautelares determinadas pela justiça:
- Proibição de sair da Comarca de Jaboatão dos Guararapes por mais de oito dias sem informar à Justiça;
- Comparecer mensalmente ao Juízo Natural para comprovar as atividades exercidas.
O g1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para saber qual a idade de André Ricardo e em que município ele nasceu, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Um vídeo que viralizou nas redes sociais, do momento em que André Ricardo é retirado da água, mostra o risco para banhistas e guarda-vidas em Piedade. O biólogo André Maia analisou as imagens postadas após ataques de tubarão na área e apontou um animal no meio de uma onda, bem perto das pessoas.
“Pela movimentação na água, é muito grande a probabilidade de ser um tubarão. Não é uma pedra ou qualquer outra coisa. Se fosse outro peixe, teria que ser bem grande”, afirmou o professor, que trabalha com animais há 15 anos.