Por Ricardo Antunes –— Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, estão em conflito por causa das medidas provisórias (MPs), instrumento que tem sido abusado por todos os presidentes desde sua criação pela Constituição de 1988.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva é o mais afetado por essa disputa, pois agora terá que negociar com Arthur Lira a apresentação de uma MP ou enviá-la como projeto de lei em regime de urgência.
O Congresso Nacional votará quatro MPs importantes, incluindo a reestruturação do governo e o Bolsa Família, com a instalação das comissões mistas, enquanto as outras serão transformadas em projetos de lei em regime de urgência. O Palácio do Planalto espera que os dois lados cheguem a um acordo antes da votação em junho, mas isso não parece provável.
Portanto, o governo precisará repensar sua estratégia política em relação às próximas medidas que serão enviadas ao Congresso e usar as MPs apenas em situações de emergência combinando com as duas Casas que serão votadas com a análise das comissões mistas.
LIBEROU GERAL
Aliados de Lula e Bolsonaro articulam no Congresso maior anistia da história a partidos. A proposta de emenda à Constituição (PEC) proíbe qualquer punição a ilegalidades cometidas até a promulgação da emenda constitucional, permite o retorno do financiamento empresarial para quitação de dívidas anteriores a 2015 e inclui o descumprimento do repasse mínimo de verbas a mulheres e negros nas eleições.

FARINHA DO MESMO SACO
A proposta foi assinada por 184 deputados, incluindo líderes do governo e da oposição. Os partidos com maior número de assinaturas foram o PL de Jair Bolsonaro, a federação liderada pelo PT de Lula da Silva, além de PSD, MDB, PP, Republicanos e Podemos.
EM CAMPANHA
O ex-advogado de Lula, Cristiano Zanin, participou de dois jantares com membros do PT em Brasília para discutir a possibilidade de uma indicação para o Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República.
ESTRATÉGIA
Durante o encontro, parlamentares discutiram eventuais fragilidades da candidatura e a ideia é preparar a tropa de choque do PT para defender Zanin caso ele seja escolhido para substituir Ricardo Lewandowski, que anunciou a sua aposentadoria um mês antes de completar 75 anos.
BOQUINHA
Carlos Melles, ex-presidente do Sebrae Nacional, nomeou Isis Dantas, mãe do presidente do TCU, Bruno Dantas, como assessora uma semana antes de renunciar ao cargo. Ela teria pedido verbalmente o cancelamento da indicação, o que formalizou por e-mail posteriormente.

MANOBRA
Melles fez diversas nomeações na tentativa de se fortalecer politicamente durante sua gestão no Sebrae, que terminou após uma queda de braço com o governo federal. Margarete Coelho, aliada de Arthur Lira, permanecerá como diretora administrativa e financeira da instituição sob a nova gestão liderada por Décio Lima. Melles tentou incorporar ex-deputados Vinicius Farah e Geninho Zuliani, mas as nomeações não avançaram.
DE MÃOS ATADAS
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não será algemado quando se entregar em Nova York na próxima semana, dia 4 de abril. Trump se tornou réu por oferecer suborno a uma ex-atriz pornô para que ela não divulgasse o caso que tiveram em 2006.
FICHADO
Trump terá que passar pelo processo de fichagem comum, porém é improvável que ele entre no tribunal algemado, já que ele recebe proteção do FBI e não é considerado um acusado com risco de fuga, É provável, também, que seja liberado mediante pagamento de fiança.

EMPREGO:
Garanhuns é a cidade que mais gera empregos em Pernambuco, depois de Recife, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Em fevereiro, o município contribuiu significativamente para o saldo positivo de 6.740 vagas em Pernambuco, com 1.326 empregos formais gerados.
MÃOZINHA
O prefeito Sivaldo Albino destaca que o retorno do Garanhuns Jazz Festival, foi essencial para aumentar a quantidade de obras no município, que contribuíram para este número positivo.
ESPETÁCULO
A temporada 2023 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que fica localizada em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, começa no sábado (1°) para o público geral.
NÃO PERCA
Considerado o maior espetáculo ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém está com ingressos à venda para os dias do evento que será realizado de 1º a 8 de abril em 2023, durante a Semana Santa.
FOTO DO DIA










