Por Ricardo Antunes — O ministro da Defesa, José Múcio, deve comparecer à cerimônia de promoção de oficiais das três Forças no Palácio do Planalto nesta terça-feira (4.abr), que simboliza o compromisso dos militares com a tradição da Força e a investidura como chefe militar. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não foi confirmada.
Na quarta-feira (5.abr), a sede do Executivo deve receber evento do Exército, e novamente José Múcio estará presente. O almoço desta segunda-feira (3.abr), que fazia parte da tentativa de aproximação do governo com as Forças Armadas, foi cancelado pelo presidente Lula, mas a expectativa é que seja reagendado para a quarta-feira.
José Múcio tem desempenhado um papel importante na relação do governo com as Forças Armadas, especialmente após o atrito causado pelas invasões do 8 de Janeiro, quando o presidente Lula afirmou que “muita gente” das Forças Armadas foi “conivente” com a invasão aos Três Poderes. Desde então, o ministro da Defesa tem trabalhado para melhorar a comunicação e a cooperação entre o governo e os militares.
A cerimônia de promoção de oficiais das três Forças é realizada três vezes por ano e marca o início do novo mandato do presidente Lula. A entrega das espadas aos novos generais é um momento importante na carreira dos militares, simbolizando seu compromisso com a tradição e a hierarquia da Força.
CONFIRMADO
A publicação da reportagem “Surubão de Noronha – Parte II”, do jornalista José Brito, no Antagonista, confirmam as diversas denúncias que o blog já faz a alguns meses. As irregularidades e tramóias na ilha vão muito mais fundo que se pensava inicialmente, e envolvem empresários, políticos, juiz e promotor. Todos devidamente identificados nas reportagens do blog.

VIRADA
Visto com desconfiança, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, virou o “queridinho” do mercado após apresentar a nova regra fiscal. Investidores aguardam os próximos passos do governo para avaliar se a proposta é realmente sustentável, mas tem visto com bons olhos o projeto que pode arrecadar entre R$ 100 e R$ 150 bilhões de reais para zerar o déficit no ano que vem.
NO AGUARDO
O Congresso aguarda o texto do projeto de lei para saber detalhes da proposta e propor aperfeiçoamentos, e os parlamentares estão mais curiosos sobre as medidas saneadoras prometidas pelo ministro para acabar com “jabutis” tributários, ou seja, isenções de impostos concedidas a grandes empresas.
VAZAMENTO
O apresentador José Luiz Datena acusou “canalhas” pelo vazamento de um vídeo onde ele conversa com Guilherme Boulos sobre a possibilidade de compor uma chapa para a prefeitura de São Paulo. No vídeo, Datena pede a Boulos que “enfrente o PT” e se alie a ele na disputa eleitoral, inclusive como cabeça de chapa.
NA MIRA
A Polícia Federal está investigando uma viagem do ex-ministro da Justiça Anderson Torres à Bahia, antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Segundo investigadores da PF, Torres pressionou a PF e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para interromper o fluxo de eleitores na região a fim de prejudicar a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva. A Bahia é um dos Estados onde o presidente Lula tem a sua maior votação.

O ACUSADO
Donald Trump chegou há pouco a Nova York para se apresentar à Justiça nesta terça-feira (4), na sua audiência de acusação relacionada ao pagamento de dinheiro para uma atriz pornô antes da eleição de 2016. Trump será indiciado e fotografado no tribunal do centro de Manhattan e seus advogados afirmaram que ele irá alegar inocência. As acusações específicas ainda não foram divulgadas.
SEGURANÇA
A polícia de Nova York reforçou a segurança em Manhattan, já que manifestações são esperadas. Trump planeja retornar à Flórida após a audiência. A acusação é decorrente de uma investigação liderada pelo promotor distrital democrata de Manhattan, Alvin Bragg.

PASSARALHO
O McDonald’s está fechando temporariamente seus escritórios nos Estados Unidos e planeja demitir funcionários da área corporativa como parte de uma reestruturação. Ainda não se sabe quantos funcionários serão demitidos, mas a empresa deve anunciar decisões importantes em breve. A medida faz parte da nova estratégia de negócios divulgada em janeiro, que previa revisar os níveis de pessoal corporativo. Os funcionários foram orientados a trabalhar em casa e cancelar reuniões com fornecedores que ocorreriam na sede.
QUE TAL UM SAMBA?
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, escolheu um show do cantor Chico Buarque como sua primeira saída social após a morte de sua esposa e três cirurgias abdominais recentes. Seus filhos o acompanharam na apresentação em São Paulo, onde o ministro elogiou Chico Buarque como “a melhor versão do Brasil”.
HOMENAGEM
A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta segunda-feira (3) uma sessão solene em comemoração ao aniversário de 188 anos da Instituição com homenagem aos servidores mais antigos da Casa, apresentação do Coral Vozes de Pernambuco, formado por colaboradores da Alepe, e show com a banda Virtuosos Pernambucanos do Maestro Spok. O evento foi promovido pela Superintendência Geral.

PRÊMIO
O cantor está atualmente em turnê pelo país com “Qual Tal Um Samba?” e receberá o Prêmio Camões em Portugal, em 25 de abril, coincidindo com o aniversário da Revolução dos Cravos.
FÃ
O vocalista da banda Maroon 5, Adam Levine, reconheceu um fã brasileiro durante uma série de shows em Las Vegas e concedeu a ele um passe livre para todos os shows da banda na cidade até agosto. Renato Bodeman, um designer gráfico de 37 anos que mora no Texas, EUA, já havia participado de cinco shows da banda em Las Vegas desde março. Graças à sua animação, Adam Levine começou a reconhecê-lo e agradeceu-lhe publicamente pelo seu carinho.
FOTO DO DIA










