Da Redação do Blog – O foguete mais poderoso já construído, projetado para enviar astronautas à Lua, foi lançado pela primeira vez nesta quinta-feira (20). Porém, o voo, que não era tripulado, durou poucos minutos. A separação dos dois módulos do equipamento, necessária para a continuidade do teste, não ocorreu.
Assim, o Starship ficou fora de controle e explodiu. Esta foi a segunda tentativa para o lançamento — a primeira, na segunda-feira (17), foi adiada após problemas em de pressurização no estágio de propulsão. Com cerca de dois minutos de voo, foi possível ver as primeiras imagens do foguete.
Porém, pouco tempo depois, quando a separação entre os dois módulos era esperada, o teste acabou com a explosão dos equipamentos no céu. Mesmo com o problema, o teste foi considerado um sucesso pela SpaceX, que construiu o Starship.
“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship”, escreveu a empresa, no Twitter.
https://twitter.com/mateusn_br/status/1649050352308879361
A Starship, construída pela empresa privada SpaceX, consiste em uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta equipamentos e carga (segundo estágio), e o propulsor de foguete Super Heavy de primeiro estágio, com cerca de 70 metros. O foguete nunca voou em sua configuração completa, alimentado pelo primeiro estágio.