Da Redação do Blog – Alejandro Toledo, que foi presidente do Peru de 2001 a 2006, foi extraditado dos Estados Unidos e chegou a Lima neste domingo, 23 de abril. Ele estava sendo considerado foragido desde 2018 e é acusado de ter recebido dinheiro da Odebrecht, construtora brasileira, para facilitar a construção de obras de infraestrutura no país.
O ex-presidente, de 77 anos, foi recebido por promotores e policiais no aeroporto internacional Jorge Chávez e já cumpria prisão domiciliar em sua casa na região do Vale do Silício na Califórnia. Uma decisão judicial na semana anterior ordenou que ele se entregasse às autoridades, que o extraditariam ao Peru.
Toledo é acusado de receber cerca de US$ 25 milhões em propinas para autorizar a licitação da rodovia Interoceânica à construtora baiana.
O caso de corrupção só foi conhecido mais de uma década depois, após a operação Lava Jato desmantelar uma rede de corrupção liderada pela empreiteira em vários países da América Latina, que se tornou internacionalmente conhecida.









