Por Ricardo Antunes — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está sob pressão devido à crise causada pela divulgação de informações sobre uma suposta negociação do Governo de São Paulo com a empresa ucraniana Antonov. A crise eclodiu após reportagem da CNN Brasil afirmar que a Antonov deixou de investir US$ 50 bilhões no Brasil devido a falas do presidente sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.
A estatal ucraniana, porém, afirmou por meio de nota que não tem representantes no Brasil. Aliados de Lula cobraram até mesmo investigação do caso pelo Ministério Público, enquanto redes bolsonaristas buscavam refutar as críticas com base em nova reportagem com um diretor da Antonov citando uma negociação preliminar com o governo.
Auxiliares de Tarcísio se dividiram em relação ao episódio, com parte avaliando que o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, causou um desgaste desnecessário a todo o governo, e outra parte considerando que a situação estava esclarecida após a empresa ucraniana voltar atrás.
O governador sinalizou que Ferraz pode ser substituído e se reuniu com Marcos Troyjo, ex-presidente do Banco dos Brics, que é cotado para o posto. A crise com o governo federal ocorre às vésperas do ato político que deve reunir Tarcísio e o ex-presidente Jair Bolsonaro no palanque em Ribeirão Preto (SP).
AGENDA POSITIVA
O Governo Lula vai assinar até a próxima segunda a medida provisória que aumenta a faixa de isenção do imposto de renda para R$ 2.640. A medida cria uma agenda positiva às vésperas do 1º de Maio, num momento em que os números apontam uma alta do desemprego no primeiro trimestre.

INTIMAÇÃO
Alexandre de Moraes (STF) intimou nesta sexta-feira (28) a defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres a prestar esclarecimentos sobre as senhas inválidas entregues por ele para acesso a dados na nuvem de seu celular. A situação irritou integrantes da PF porque os advogados de Torres disseram que ele pretendia colaborar com a apuração. Na avaliação dos investigadores, isso mostra que o ex-ministro está contribuindo para ficar preso por mais tempo.
ÚNICO
Apenas um, dos cinco diretores de departamento do GSI, não foi exonerado. Trata-se do coronel do Exército Luís Sérgio da Costa Souto. Ele comanda a diretoria de Segurança Cibernética do Gabinete de Segurança Institucional.Como só foi nomeado em meados de março, livrou-se da mancha do 8 de janeiro e resiste firme e forte no cargo. Ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli recomendará a Lula a permanência do militar na função.
LIVRE…
Um dos homens mais ricos do Brasil e personagem central na Operação Lava Jato, o executivo Marcelo Odebrecht passou os dois últimos anos trabalhando no setor administrativo do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Há três meses, terminou de cumprir a pena a que foi sentenciado por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. E voltou a ser de novo um homem livre.

…LEVE E SOLTO
Marcelo começou a bater ponto no hospital em junho de 2021, e trabalhou lá até o dia 26 de janeiro deste ano. Discreto, o executivo conseguiu passar despercebido para médicos e funcionários da instituição. Poucos sabiam de sua presença no prédio do complexo.
MEETING
Em assembleia do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste realizada nesta sexta-feira (28), a governadora Raquel Lyra se reuniu com os outros oito governadores da região no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. Entre os temas relacionados ao desenvolvimento regional que foram debatidos, o uso de energias renováveis e a reforma tributária se destacaram.
PROPOSTA
Na ocasião, a chefe do Executivo pernambucano defendeu a reforma tributária como instrumento para diminuir as desigualdades no país, sobretudo no Nordeste. “Através desta reunião do Consórcio nós estamos buscando trabalhar com o alinhamento de propostas pelo Nordeste brasileiro, visando, sobretudo, permitir a diminuição de desigualdade social e regional. E a reforma tributária é um consenso entre nós que precisa existir”, afirmou Raquel Lyra.

NA TELINHA
Neste domingo, o Globoplay vai exibir o documentário inédito “Belchior – Apenas um coração selvagem”, que celebra a obra de Belchior, o grande cantor, compositor e poeta nordestino, eternizado nas vozes de outros grandes artistas de sua geração, como Elis Regina e Erasmo Carlos.
HOMENAGEM
O filme, lançado no dia em que se completa seis anos desde a sua partida, é uma homenagem que traz um autorretrato em que são revisitadas imagens de um rico e variado acervo com registros de entrevistas do artista concedidas à imprensa, ao longo de sua carreira, e de algumas de suas principais apresentações em shows, clipes e festivais de música.
MÚSICA
Vanessa da Mata está de volta aos palcos com nova turnê, “Vem Doce”, espetáculo inspirado pelo novo álbum e por seus 20 anos de carreira. Recife abre a gira nacional, com apresentação dia 5 de maio, no Teatro Guararapes.
FOTO DO DIA:
