Por Ricardo Antunes — O governo da Ucrânia enviou uma solicitação ao Ministério da Defesa do Brasil para a compra de até 450 viaturas blindadas Guarani, na versão ambulância, destinadas a situações de emergência humanitária. O documento foi endereçado ao ministro José Múcio, e a proposta especifica que os veículos seriam utilizados exclusivamente para questões humanitárias, e não para fins militares. A solicitação, enviada em abril, vem à tona após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter negado um pedido da Alemanha para enviar munição à Ucrânia, em virtude da invasão russa ocorrida em 2022. O governo brasileiro está analisando a proposta.
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou um novo posicionamento em relação à guerra na Ucrânia, afirmando que o Brasil “condena” a violação territorial ocorrida. Essa mudança de postura ocorreu após Lula ter sido pressionado pelos Estados Unidos e países europeus para se manifestar de forma mais explícita sobre o conflito desencadeado pela Rússia. Anteriormente, o presidente havia dito que tanto a Rússia quanto a Ucrânia tinham responsabilidade na invasão, mencionando que “a decisão da guerra foi tomada por dois países”. No entanto, durante uma viagem à China, Lula acusou os Estados Unidos e a Europa de “incentivar a guerra” e defendeu a criação de um grupo de países em busca da paz na região.
O governo brasileiro está analisando a solicitação de compra de viaturas blindadas Guarani enviada pela Ucrânia. A condição para a concretização do negócio é que esses veículos sejam utilizados exclusivamente para fins humanitários, sem qualquer envolvimento em ações de combate. A proposta foi enviada ao Brasil no final de abril e foi revelada pelo site Tecnologia & Defesa, sendo posteriormente confirmada pelo jornal Estadão. Diante do contexto de guerra na Ucrânia, o governo brasileiro está avaliando a solicitação e ponderando sua resposta, levando em consideração as questões diplomáticas e a política de defesa nacional.
ENCONTRO
Em mais uma agenda em Brasília, a governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta terça-feira (9), com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para dialogar sobre planejamentos estratégicos para Pernambuco. No encontro, foi discutida a cooperação entre o governo estadual e o ministério para projetos como o da Escola de Sargentos e parcerias para garantir infraestrutura na retomada de obras hídricas. Diante da necessidade de apoio técnico e logístico para levar materiais a Fernando de Noronha com o objetivo de serem utilizados para a obra do Aeroporto da Ilha, a governadora também entregou um ofício solicitando ajuda para o transporte dos itens.

OTIMISMO
O renomado economista Nouriel Roubini, conhecido por antecipar a crise financeira de 2008, enxerga chances de o Brasil se tornar uma história de sucesso no cenário mundial, impulsionado pelo contínuo “superciclo” de commodities previsto para a próxima década.
RESSALVA
No entanto, Roubini ressalta a necessidade de o país cumprir sua “lição de casa” por meio da implementação de reformas que priorizem a estabilidade das políticas macroeconômicas e o crescimento futuro.
DIRETA
A empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, foi direta e reta ao comentar o discurso do presidente da Febraban, Isaac Sidney, no LIDE Brazil Investment Forum, em Nova York. Sidney defendeu não haver “atalhos” na condução da política econômica, incluindo “alternativas artificiais” para derrubar a taxa de juros, mas sim “atacar suas causas”.
CONSELHO
De microfone em punho, a dona do Magazine Luiza emendou: “Não dá para esperar para abaixar juro. Vai quebrar o pequeno empresário. Não dá mesmo, temos que abaixar e ir fazendo a outra coisa junto. Não tem excesso de consumo, todos os segmentos estão muito ruins.

SAIU BARATO
Secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, solicita demissão de Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel. Ela estava afastada do trabalho desde sua prisão em abril de 2021. Após retornar ao serviço, foi constatada fraude na folha de ponto. Se o pedido for aceito, Monique será demitida e perderá o salário. A punição é considerada branda.
CONDENADO
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi considerado culpado por abuso sexual e difamação em um caso na esfera cível movido pela escritora e ex-jornalista E. Jean Carroll. O júri, no entanto, reconheceu o abuso sexual, mas não o crime de estupro. O ato teria ocorrido numa loja de departamento de Nova York na década de 1990. Apesar disso, ele não será preso, já que o processo é cível e não criminal, e busca apenas a reparação à vítima.
DIVIDIDA
O Deputado Federal Bebeto Tetra (PSD-RJ), ex-atacante e tetracampeão mundial rebateu as declarações do seu ex-parceiro de ataque o Senador Romário(PL-RJ), que o chamou de “traidor” devido ao apoio de Bebeto na eleição para senador em 2022.

CONTRA-ATAQUE
Bebeto se mostrou surpreso com as declarações de Romário e rebateu: “O Romário está ficando velho e acho que está ficando esclerosado, falando muita besteira”. Após 29 anos de juras de amor na campanha do tetra nos EUA, divergências políticas separou a amizade de uma das maiores duplas de ataque da história do futebol mundial.
TRANSPARÊNCIA
A revelação feita com exclusividade pelo nosso Blog sobre supostas irregularidades no São de Caruaru já teve uma consequência política na cidade. Muita gente já pensa que uma CPI seria boa politicamente até para o governo municipal

LUPA
Rodrigo Pinheiro navega sozinho e sem oposição alguma. Hoje, o Secretário-geral do União Brasil em Caruaru, Raffiê Dellon, comentou as supostas irregularidades no São João de Caruaru, comemorou a resposta rápida do Ministério Público de Pernambuco e defendeu a investigação do caso. “Uma CPI, ajudaria a esclarecer todos os pontos confusos que existem em relação a essa questão, se tratando da principal festa econômica da cidade, é o nome de Caruaru que está em jogo”, comentou.
SEM CLICHÊ
A morte de Rita Lee somente imortaliza uma das artistas fundamentais da música brasileira, sobretudo no segmento do rock. “Pode até ser óbvio rotular a cantora, compositora, instrumentista e escritora paulistana como a rainha do rock, mas o clichê ainda soa preciso e verdadeiro”, afirma o jornalista carioca Mauro Ferreira. É verdade.
HOMENAGEM
Falando nisso, Rita Lee, que morreu aos 75 anos, será homenageada no lançamento da Lei Paulo Gustavo, na quinta-feira (11), na Concha Acústica, em Salvador. O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
FOTO DO DIA










