Da Redação do Blog — Na próxima terça feira (16/05) será realizada assembleia do Barroso (Rua da Aurora) para deliberar sobre a incorporação pelo Clube Português. O Barroso deixará de existir e se juntará ao Clube Português. Os sócios do Barroso passarão a ser sócios do Clube Português e o patrimônio (o imóvel da Rua da Aurora) também será do Clube Português. O Clube Português ganhará novos sócios e um importante ativo.
Barroso foi fundado em 02 de maio de 1909, numa época em que o remo no Recife era dominado por ingleses e brasileiros. Foi quando a comunidade portuguesa resolveu criar uma agremiação. O nome é uma homenagem ao almirante português Francisco Manoel Barrozo da Silva, o Barão do Amazonas, que, em 1865, teve importante atuação na Batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai. A primeira sede foi no Cais José Mariano, só depois vindo a ocupar o atual endereço,na Rua da Aurora.

O clube se tornou o principal ponto de encontro dos jovens imigrantes portugueses, que também praticavam natação, pólo-aquático, futebol e esgrima. Era uma agremiação com intensa movimentação social por parte da comunidade lusitana do Recife.
Em meados dos anos 1980 a sede do Barroso abrigou um cassino. Desde 2012 funciona no local o Buffet Ana Paula Góes & Barrozo. O imóvel tem características coloniais/ neoclássicas e os elementos Art Déco nas fachadas. A exemplo da garagem do Náutico, sobrevive em uma área que passa por grandes transformações urbanísticas.









