Por Ricardo Antunes — Enquanto o inverno dá as caras na Região Metropolitana, lá pelos lados da Prefeitura do Recife, o céu é mesmo azul. Após a divulgação da pesquisa do Ipespe, no site do Jornal do Commercio desta segunda (29), o clima parece não estar para trovoadas para João Campos e o PSB. Liderando com folga, a lista de “prefeituráveis”, para o ano que vem, o atual gestor da cidade tem tudo para trabalhar, com mais tranquilidade, e traçar o futuro político. Pelo menos, por enquanto.
O filho de Eduardo estaria disposto a tentar a reeleição, para usar como “trampolim” para 2026 e enfrentar Raquel Lyra (PSDB) no governo, ou ficaria no Cais do Apolo durante o possível novo mandato inteiro, tentando emplacar, enfim, a sua marca? Tirando pela pesquisa, a oposição vai ter que suar para deixar o povo do PSB agoniado. João chega a ter 43% em um determinado cenário, deixando na poeira o ex-prefeito João Paulo (PT), com 12%. No quadro mais “apertado”, ele atinge 38% contra 14% da prima e rival Marília Arraes (SD).
O levantamento diz também que, da esquerda para a direita, vão ter que “inventar” um candidato que consiga sustentação para encarar o atual mandatário recifense. Além disso, está mais claro do que nunca que Lula (PT), que deve dar o aval a Campos em 2024, ainda é o maior cabo eleitoral de Pernambuco. E o ex-presidente Bolsonaro (PL) perde, cada dia, o resto de “influência” sobre os eleitores no estado.
Aí, ficam algumas questões a serem respondidas nos próximos meses: o governo de Raquel deslancha e permite que um candidato apoiado por ela seja competitivo? Os “órfãos” de Bolsonaro terão condições de se reunir em uma candidatura de peso da extrema-direita?
E o PT ficará mesmo com o filho de Eduardo ou vai se “assanhar” para lançar um candidato no Recife, marcando território perdido desde o trágico fim da administração de João da Costa? Pelo jeito, João Campos vai poder se concentrar em analisar essas variantes. Afinal, não precisará, por enquanto, fazer muitos cálculos em tabelas de pesquisa.
BATEU…
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltaram a bater boca publicamente. Adversários políticos em Alagoas, estado natal de ambos, os dois caciques têm um histórico de enfrentamento repleto de ataques pessoais, que chegou a resvalar na composição da CPI do 8 de janeiro, cujos trabalhos iniciaram sem a participação de Renan. No episódio mais recente, o senador chamou o rival de “caloteiro” nas redes sociais e lembrou acusações de violência doméstica contra o parlamentar, já rejeitadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

…LEVOU
A resposta do presidente da Câmara veio através de uma mesma declaração enviada a diferentes veículos de imprensa, como o Metrópoles e a revista Oeste. “Já falei que o problema do senador Renan é psiquiátrico. Para ele será mais um processo na Justiça, e mais uma condenação”, pontuou Lira.
ABSURDO
Jornalistas foram agredidos na noite desta terça-feira (30) no Palácio do Itamaraty por seguranças de Nicolás Maduro. A confusão começou durante uma entrevista do presidente venezuelano. Os seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa. O blog repudia o ato de violência contra os jornalistas, e se solidariza com a repórter Delis Ortiz. Lamentável.
MAIS UMA
A Câmara aprova o projeto do marco temporal, que limita demarcação de terras indígenas. A votação ficou em 283 X 155 na noite desta terça (30). É mais uma para a série de derrotas do governo na última semana.

PRESO
Um militar do Exército foi preso na segunda-feira (29/5), pela Polícia Federal, no Aeroporto do Galeão. O homem tentava embarcar para Buenos Aires, capital da Argentina. Um mandado de prisão contra o militar de 33 anos havia sido expedido pela 1ª Auditoria da 1ª CJM – Superior Tribunal Militar. Acusado de deserção, ele acabou sendo identificado pelos agentes federais e preso.
EM JUNHO
A primeira audiência de instrução de Thiago Brennand ocorreu hoje e durou pouco mais de quatro horas. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o procedimento será retomado em junho. O empresário ainda não foi ouvido e segue preso.
TRÂNSITO
Nesta quarta-feira, dia 31 de maio, às 15h, a Câmara Municipal de Vereadores do Recife promove uma audiência pública sobre a campanha “Maio Amarelo” com o tema: o trânsito na cidade do Recife. O intuito da audiência é chamar a atenção da população recifense para os altos índices de mortes e feridos em sinistros, além de debater as dificuldades do trânsito na cidade do Recife.

DISCUSSÃO
No evento serão discutidas ações por parte do poder público e da sociedade civil para evitar sinistros e manter a segurança de motoristas e pedestres no trânsito do Recife. A audiência pública é uma iniciativa do mandato do vereador Victor André Gomes, filiado ao partido União Brasil, e será realizada no plenarinho da Casa de José Mariano, que estará aberto para que autoridades, especialistas e toda a comunidade possam discutir o tema.
REENCONTRO
Diversão é solução? No caso da turnê comemorativa Titãs Encontro, com Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto, isso não é sequer uma pergunta: são palavras de ordem. E elas vão ecoar no dia 2 de junho (sexta-feira), no Classic Hall, em Recife. O espetáculo faz parte da sequência de 21 shows que a banda faz por todo o Brasil e que já tem um público confirmado de mais de 500 mil pessoas.
REPERTÓRIO
É muita gente para vibrar e relembrar a história e os sucessos, como “Sonífera Ilha”, “Cegos do Castelo” e outros hits titânicos, que a banda, formada em 1982, consagrou nas últimas quatro décadas. O encontro marcado com a música que atravessou gerações e segue fazendo parte da vida de muitos fãs é uma das celebrações mais aguardadas de 2023.
FOTO DO DIA










