Agora, os dados do Censo 2020 mostram, com todas as letras, que a ilha não é apenas uma “fantasia”, mas sim um local que está no limite. O IBGE informou que o arquipélago tem uma densidade habitacional maior do que sete capitais. Em outras palavras, há mais pessoas do que espaço suficiente para acomodá-las.
Noronha possui atualmente 3.167 moradores. Um levantamento feito pela Folha de S. Paulo, com base nos dados do Censo 2020, revela que a densidade demográfica é de 170,1 habitantes por quilômetro quadrado. Com isso, a ilha ocupa a 453ª posição no país, à frente de sete capitais: Cuiabá (MT), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Veja também
A área de Noronha é uma das menores do país, composta por 21 ilhas, ilhotas e rochedos, totalizando apenas 19 quilômetros quadrados de área terrestre. Comparativamente, Cuiabá possui uma área de 3.538 quilômetros quadrados e uma densidade populacional de 150,41 habitantes por quilômetro quadrado.
É importante ressaltar que a administração de Noronha está a cargo do governo de Pernambuco, enquanto a União atua apenas nas Áreas de Proteção Ambiental (Apas).
Oficialmente, para ser considerado residente em Noronha, é necessário ser parente de primeiro grau de alguém da ilha, casar com um morador ou obter uma oportunidade de trabalho.