Da redação do blog — Com 15 cidades em estado de emergência por causa das chuvas fortes do fim de semana, a governadora Raquel Lyra (PSDB) esteve na região, nesta segunda (10), para acompanhar a situação. Ela sobrevoou municípios e disse que o estado está desobstruindo vias e oferecendo água aos moradores. Ela alfinetou a gestão do PSB e afirmou que é preciso tirar do papel as barragens planejadas em 2010.
Desde as enchentes de 2010, o ex-governador Eduardo Campos (PSB) prometeu cinco barragens, Treze anos depois, uma foi entregue, duas estão sendo feitas e duas não têm nem sinal. Na tarde desta segunda, Raquel recebe no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Raquel busca parceria com um ministro de Lula (PT). Vale lembrar que na cheia de 2022, no Recife, o ex-presidente Bolsonaro fez um sobrevoo sem nenhuma autoridade estadual do lado.
Nesta segunda, a governadora ausência notada na posse de Danilo Cabral (PSB) na Sudene. Em missão na Mata Sul, Raquel foi representada pela vice Priscila Krause (Cidadania).
Estão em emergência as seguintes cidades:
São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso, Maraial, São José da Coroa Grande, Palmares e Primavera.