Da redação do blog — Um acordo de cooperação entre os governo de Pernambuco e Fundo Internacional de Emergência para Crianças das Nações Unidas (Unicef) foi assinado nesta terça (11). A ideia da gestão de Raquel Lyra contar com apoio da instituição para implantação de políticas públicas de saúde, proteção social, educação, proteção contra violências e a participação cidadã de adolescentes. A governadora participou da assinatura, no Palácio do Campo das Princesas, com o representante do fundo no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.
O documento oficializa a intenção mútua de atuar em áreas estratégicas para o desenvolvimento de ações voltadas às crianças e aos adolescentes, por meio das secretarias de Educação, da Mulher, da Saúde e Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, e Prevenção às Drogas.

Também foram estabelecidos os pontos do acordo para que as partes possam trabalhar em favor da população. Estratégia para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e aos adolescentes que vivem na área do semiárido, o Selo Unicef é uma das implementações envolvidas no memorando.
O selo poderá reforçar o regime de colaboração entre o Estado e os municípios na execução do programa Juntos pela Educação, lançado pelo Governo de Pernambuco em junho deste ano. Um dos princípios do programa é a formação de parcerias com prefeituras para garantir a melhoria da qualidade da educação básica pública.
O acordo prevê, ainda, a Busca Ativa Vacinal (BAV), uma metodologia criada pelo órgão para apoiar governos no registro e monitoramento de crianças não imunizadas ou em risco de não receberem vacinas.
Assim, a metodologia da BAV terá o potencial de dar suporte aos municípios para ampliação da cobertura vacinal das crianças do estado.