Da redação do blog — O deputado federal Celso Sabino vai assumir o Ministério do Turismo, oficializando a saída de Daniela Carneiro da pasta. Sabino aceitou o convite e sua nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias. A mudança faz parte das ações do governo para melhorar a articulação no Congresso Nacional, esperando que a nomeação de Sabino assegure mais votos do União Brasil na Câmara dos Deputados.
O presidente Lula realizou duas mudanças em sua equipe ministerial desde o início do terceiro mandato presidencial em janeiro. O primeiro ministro demitido foi o general da reserva Gonçalves Dias, que foi substituído no comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pelo também general da reserva Marcos Antonio Amaro.
Dias pediu demissão após a divulgação de gravações do circuito interno de segurança do Planalto nas quais o então ministro aparece dentro do edifício durante as invasões golpistas de 8 de janeiro. A segunda mudança na equipe ministerial foi no Ministério do Turismo.