Por Ricardo Antunes – Chegou na hora certa a regulamentação do governo sobre compras on line, em vigor desde hoje, obrigando as empresas de comércio eletrônico a se cadastrarem na Receita Federal e isentando do imposto de importação transações de até 50 dólares entre pessoas físicas.
Pesquisa inédita realizada pela empresa de software paulista Octadesk em parceria com a empresa de pesquisa de mercado on line Opinion Box, de Belo Horizonte, revelou um dado impressionante: 85% dos brasileiros realizam pelo menos uma compra por mês na internet.
O levantamento, intitulado “E-commerce Trends 2024”, realizado em maio último com dois mil participantes, mas só recentemente divulgado, informa que 62% dos consumidores efetuam de duas a cinco compras online mensalmente.
Outros dados da pesquisa:
· 58% acreditam que o consumo online proporciona preços mais atrativos em comparação às lojas físicas;
· 57% valorizam a praticidade de comprar sem sair de casa;
· 56% apreciam as promoções exclusivas disponíveis apenas no ambiente virtual;
· 63% dos entrevistados optam por fazer suas compras em lojas virtuais, enquanto 60% recorrem aos marketplaces (plataformas que reúnem num único site diversos vendedores) e 49% preferem aplicativos próprios das marcas;
· 54% pretendem aumentar sua frequência de compras online nos próximos 12 meses;
· 71% realizam as compras por smartphones e 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre os produtos antes de concluir suas transações.
O uso crescente do comércio eletrônico no país, impulsionado pela pandemia da Covid-19, levou a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) a estimar uma movimentação de R$ 186 bilhões no setor, este ano.
REVEZES
Apesar de conduzida por parlamentares governistas, a sessão de hoje da CPI Mista do quebra-quebra de 8 de janeiro produziu revezes para o governo. Conferindo: a exigência ao ministro da Justiça, Flávio Dino, para que forneça em 48 horas as imagens do Ministério sobre o vandalismo; as informações de que o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Gonçalves Dias, alterou relatórios da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e de que a Abin disparou 33 alertas entre 2 e 8 de janeiro sobre o risco das invasões.

CARA DE PAISAGEM
Informações como essas levam a crer que parece não ser mais um disparate o discurso da oposição de que o governo sabia dos riscos do quebra-quebra e fez cara de paisagem para que o bolsonarismo fosse execrado, o que acabou ocorrendo.
CACHOEIRAS DA DISCÓRDIA
Na CPI que apura as ações das ONGs na Amazônia, seu presidente, senador Plínio Valério (PSDB-AM), divulgou hoje vídeos mostrando indígenas da etnia Koripako enfrentando, com suas lanchas, nove cachoeiras para poder receber o Bolsa Família em São Gabriel da Cachoeira.
SEM ESTRADA
Segundo Valério, os indígenas levam de três a seis dias na viagem porque a ONG Instituto Sócio-Ambiental (ISA) faz pressão para que não seja construída uma estrada de 16 quilômetros a partir da reserva deles.
COGUMELOS ESCASSOS
Em depoimento na CPI das ONGs, a deputada federal Sonia Waiapi (PL-AP) acusou hoje a Magalu (Magazine Luiza), a toda poderosa rede de varejo que se declara praticante ativa de ações afirmativas, de estar contribuindo para escassear os cogumelos da reserva yanomami ao comercializá-los massivamente em seu site. A parlamentar exibiu sacos de cogumelos yanomâmi que afirmou haver comprado no site da Magalu.

CABEÇA A PRÊMIO
Com a inflação em declínio e até deflação, como ocorreu com o recuo de 0,08% em junho, e o acumulado em 12 meses de 3,16%, abaixo do centro da meta, que é de 3,25% para este ano, dificilmente o Banco Central, que discute hoje e amanhã a taxa básica de juros, deixará, finalmente, de baixar a chamada Selic. Firme em 13,75% há um ano, as apostas são de quantos pontos porcentuais será reduzida. Deve arrefecer o clamor pela cabeça do presidente do BC, Roberto Campos Neto, no governo e no empresariado.
REBULIÇO
Em Brasília desde sexta-feira, quando foi um dos padrinhos do casamento do senador Randolfe Rodrigues com a advogada Priscila Barbosa, Caetano Veloso lotou ontem à tarde os 250 lugares do auditório da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação num pocket show de 40 minutos para os pacientes. Cantou 14 músicas, para delírio dos presentes, muitos em cadeiras de rodas e em macas. Entre os convidados especiais, tietes como os ministros do STF Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Supremo, e Carmen Lúcia. Em tempo: a mulher de Caetano, Paula Lavigne, é membro do Conselho do Sarah.
ILHA DE EXCELÊNCIA
“O Sarah ensina ao Brasil o que ele deve ser. É um esboço do Brasil que a gente quer que seja”, proclamou Caetano no pocket show. Ilha de excelência na saúde pública, considerado um dos mais avançados centros mundiais de reabilitação física, a Rede Sarah tem nove unidades no país – duas das quais em Brasília – e realiza anualmente mais de 19 milhões de procedimentos gratuitos.
CRESCIMENTO
O Porto de Suape, sexto atracadouro público brasileiro em movimentação de cargas, encerrou o primeiro semestre deste ano com crescimento de 5% nas operações em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 12,1 milhões de toneladas. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante reunião no Complexo Administrativo de Suape, na Região Metropolitana do Recife.

DESENVOLVIMENTO
Suape registrou 768 atracações de navios entre janeiro e junho, número 7% superior aos seis primeiros meses do ano anterior (718). O faturamento bruto do porto foi de mais de R$ 148 milhões. “O crescimento da movimentação em Suape é mais uma reafirmação da retomada da confiança do setor empresarial em Pernambuco. Tivemos números excelentes na geração de empregos e, agora, o aumento da movimentação de cargas no porto. Estamos trabalhando para atrair novos negócios, para permitir que o nosso Estado entre em uma nova economia”, destacou Raquel Lyra, que esteve no local acompanhada da sua vice, Priscila Krause.
CULTURA
O Grande Recife tem diversas opções de lazer durante esta primeira semana de agosto. Entre elas o musical infantil “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para crianças”, uma adaptação da vida do Rei do Baião para os palcos. A peça vai desta sexta (04) até o domingo (06), no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem, no Recife.
TEATRO
Com direção de Diego Morais e direção musical de Guilherme Borges, o espetáculo mostra passagens da infância do cantor e compositor com destaque para a descoberta do amor, embalada por sucessos como “Asa branca”, “Que nem jiló”, “Xote das meninas” e “Olha pro céu”.
FOTO DO DIA:










