Da Redação – Não está fácil a situação dos passageiros de transporte público no Grande Recife. Por causa da greve no metrô, as 36 estações permanecem fechadas e os terminais integrados estão sobrecarregados. Na manhã desta sexta (4), havia filas por todos os lados e muito sofrimento para quem precisou sair de casa para trabalhar. Até colocaram ônibus de reforço em alguns locais, mas não foi o suficiente.
E tudo isso tem uma explicação. Os trabalhadores que cruzaram os braços por tempo indeterminado desafiaram a Justiça do Trabalho e descumprir uma ordem de colocar 60% da frota nos horários de pico. E quem sofre? a população mais carente.
Na manhã desta sexta, a greve entrou no segundo dia. Os metroviários também ignoraram a ameaça de multa diária de R$ 60 mil. Eles querem mostrar a posição e deixar claro que não aceitam a privatização do sistema. O Metrô do Recife, há anos, está sucateado. Faltam as condições mínimas para receber com dignidade as 200 mil pessoas que usam os trens diariamente. Goteiras em dias de chuva são os menores problemas.
Mesmo com todas as questões, ficar sem metrô pela terceira vez, em menos de um mês, por causa de paralisações, complica a vida do passageiro. Teve gente que madrugou na fila do ônibus para chegar ao trabalho, sobretudo, nas integrações do Barro e Joana Bezerra.
Tentativa
Nesta sexta, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) promove, às 15h, uma tentativa de conciliação entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Pernambuco (Sindmetro-PE).
A reunião acontecerá no edifício-sede do TRT-6, no C entro do Rfecife, e será comandada pelo desembargador Sérgio Torres. Inicialmente, a proposta do tribunal foi de que a reunião acontecesse nesta quinta(3), no entanto, não houve disponibilidade do Sindmetro-PE.
Após o encontro, o sindicato promoverá uma nova assembleia-geral para definir os rumos da paralisação iniciada na quarta-feira (2). Marcada para às 18h, a reunião acontecerá na Praça da Greve, no bairro de São José, área central da capital pernambucana.
Reforço
Por causa da greve do metrô, que começou na noite de quarta, o Grande Recife Consórcio criou algumas linhas de ônibus e reforçou outras. Veja quais são.
Linhas ativadas:
- TI Jaboatão/TI Barro
- 2481 – TI Camaragibe/TI TIP
- 858 – TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro
Linhas com reforço:
- 200 – TI Jaboatão (Parador)
- 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
- 232 – Cavaleiro
- 243 – Vila Dois Carneiros
- 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
- 2480 – TI Camaragibe/Derby
- 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
- 185 – TI Cabo
- 026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra
- 115 – TI Aeroporto/TI Afogados
- 023 – TI Aeroporto/TI Tancredo Neves
- 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
- 181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
- 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping
- 4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita)
- 4133 – Três Carneiros (Cais de Santa Rita)
- 4137 – UR-11 (Cais de Santa Rita)
- 370 – TI TIP/TI Aeroporto









