EXCLUSIVO, Por Rose Maria — O Blog Ricardo Antunes teve acesso com exclusividade hoje, ao documento da Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos (EUA) e que levou à prisão essa semana do advogado, Romero Cabral da Costa Neto, de 33 anos. A prisão foi feita por agentes do FBI (Polícia Federal americana) na quarta-feira (23), em Washington.
A Comissão de Valores Mobiliários apresentou acusações contra o advogado com base no crime de “insider trading” (que é a utilização de informação relevante ainda não divulgada no mercado, oferecendo vantagem indevida em negociações imobiliárias). A pena para esse tipo de delito pode chegar a 20 anos de prisão.
O documento aponta que “Romero da Costa Neto fez a negociação com base em informações materiais e não públicas sobre um cliente do escritório de advocacia global, onde ele trabalhou como advogado visitante do Brasil”.
O escritório é o Gibson, Dunn & Crutcher, com sede em Nova Yorque e teria se beneficiado na venda de ações de uma companhia. O documento destaca que: “De acordo com a queixa da SEC, em 2023, durante o período de um ano de emprego de Costa como advogado visitante no escritório de advocacia, ele acessou informações confidenciais sobre o trabalho do escritório de advocacia na aquisição da CTI BioPharma Corp pela empresa biofarmacêutica Swedish Orphan Biovitrum AB. (CTIC).
A denúncia diz que, em 9 de maio de 2023, um dia antes do anúncio público do acordo, Costa comprou mais de 10.000 ações da CTIC. Ele então supostamente vendeu essas ações em violação das leis de valores mobiliários e das políticas da empresa, incluindo sua política contra o insider trading no dia do anúncio, obtendo um lucro de mais de US$ 42.000.
Além da CTIC, Costa negociou os títulos de vários outros emissores representados pelo escritório de advocacia, fechando a tempo dos anúncios materiais dessas empresas”.
O advogado Romero Cabral da Costa Neto tem ligações com uma tradicional família pernambucana. Seu avô era proprietário da Usina Pumaty, localizada no município de Joaquim Nabuco (na Zona da Mata Norte do Estado). Hoje a usina é arrendada à Cooperativa Agrocan.
Leia o documento completo:
