Por Danilo Duarte – Um projeto que parecia ser uma ação elogiável por parte da Prefeitura do Recife vem causando desconfiança entre protetores de animais. Os ativistas questionam o real interesse por trás desse projeto elaborado pela Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), que tem validade de um ano e vai coincidir com o período eleitoral, em 2024.
Segundo um grupo de ativistas ouvidos pelo blog, há interesse “eleitoreiro” por parte da vereadora licenciada e atual titular da Seda, Andreza Romero. “Depois que acabar esse prazo, e a atual secretária se aproveitar do capital político para fazer campanha, como vão ficar as famílias que resgataram os animais? Como elas vão manter esses animais sem a ajuda da Prefeitura?”, questionou uma ativista.
“Tudo isso não passa de um faz-de-conta em época de eleição, jogando nas costas dos protetores. É sempre assim, causa animal não vai pra frente aqui não, porque quem tem a obrigação de fazer alguma coisa, não tem interesse. E as pessoas continuam votando nesse povo”, lamentou outra ativista da causa animal que também não quis se identificar com medo de represálias.

Edital confuso
Outra reclamação dos protetores de animais ouvidos pelo blog é que o edital não deixa claro questões relevantes para quem cuida e dar abrigo a animais abandonados. Segundo o edital, quem se cadastrar terá abrigo, porém os ativistas questionam sobre o custo com a alimentação desses animais durante a estadia dos mesmos nas residências das pessoas que realizarem os resgates.
“O que estamos entendendo é que se Andreza quiser tirar um animal de rua, ela primeiro vai levar para o Hospital Veterinário, onde quem manda é ela e o marido, o deputado Romero Albuquerque. Chegando lá, dão vacina, primeiros socorros e depois joga o animal na casa de quem o resgatou. Mas quem vai bancar a ração?”.
A nossa produção apurou que pode haver dentro da estrutura da Seda um esquema de troca de favores envolvendo, inclusive, atendimentos no Hospital Veterinário do Recife.
“É uma máfia na Seda, é uma máfia no hospital, porque lá você só consegue castrar um animal se você for votar na Secretária para vereadora em 2024, ou se você tiver uma indicação dela, aí você consegue o atendimento. Aí depois ela vai querer pegar o endereço de todo mundo para querer mandar cartinha mentirosa, que fez isso, que fez aquilo… Tudo pensando na sua eleição”, denunciou uma das fontes ouvidas pelo blog.
Ouça os áudios: