Da Redação do Blog – Nesta quarta-feira (18), os Estados Unidos rejeitaram a proposta apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) referente ao conflito entre o Hamas e Israel no Oriente Médio. O Brasil, que detém a presidência rotativa do Conselho de Segurança, havia elaborado uma resolução, que seria a primeira manifestação formal do órgão sobre o novo conflito na região.
No entanto, os EUA exerceram seu poder de veto, resultando na rejeição integral do texto. Uma nova versão da resolução será preparada, embora ainda não haja um prazo definido para isso, de acordo com o Itamaraty.
Doze países, incluindo China, votaram a favor da proposta brasileira, enquanto dois países, Rússia e Reino Unido, se abstiveram, e somente os Estados Unidos votaram contra. Embora a maioria dos países tenha apoiado o texto do Brasil, a rejeição ocorreu devido ao poder de veto dos EUA, que fazem parte dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, juntamente com China, Reino Unido, França e Rússia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/j/r/7qLV7rR5mZAiBeVfphsw/pgm-globonews-limpo-ao-vivo-20231018-0929-frame-222785.jpeg)
O embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, expressou sua desaprovação em relação ao veto dos EUA e manifestou profunda tristeza e decepção.









