Da Redação do Blog — O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou, na última sexta-feira, a aguardada lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, conhecida como “Cabeças do Congresso Nacional”. Entre os notáveis políticos pernambucanos listados, o deputado federal Luciano Bivar, filiado ao partido União Brasil, se destacou.
A lista reúne um total de oito parlamentares de Pernambuco, entre deputados federais e um senador. Os representantes do estado vêm de diversas esferas políticas, abrangendo desde Luciano Bivar, do partido União Brasil, até Túlio Gadelha, da Rede.
Pernambuco se posiciona como o quarto estado mais bem representado na lista, ficando atrás apenas de São Paulo, com 17 parlamentares, Rio de Janeiro, com 11, e Bahia, com 9. Essa colocação reforça a influência e presença ativa dos parlamentares pernambucanos no cenário político nacional.
O Nordeste se destaca como a região com o maior número de parlamentares influentes na lista, somando um total de 42 deputados e senadores. Em seguida, encontram-se as regiões Sudeste, com 36, Sul, com 11, Norte, com 7, e Centro-Oeste, com 5.
O critério para a inclusão dos parlamentares na lista leva em consideração várias qualidades, como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Além disso, a “leitura da realidade” e a “facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão” são igualmente consideradas.
O Diap também menciona que outros fatores, como a alternância do poder na Presidência da República, a reeleição dos presidentes das duas Casas Legislativas e a formação de novas federações partidárias, desempenham um papel na seleção.
Dentre os pernambucanos mais influentes no Congresso, podemos citar, em ordem alfabética:
- Augusto Coutinho (Republicanos)
- Felipe Carreras (PSB)
- Fernando Filho (União Brasil)
- Humberto Costa (PT)
- Luciano Bivar (União)
- Mendonça Filho (União Brasil)
- Renildo Calheiros (PCdoB)
- Túlio Gadelha (Rede)
O deputado Fernando Filho, da União Brasil, expressou sua alegria por estar na lista novamente, compartilhando o reconhecimento com todos que confiam em seu trabalho e visão para construir um futuro melhor para todos.
Já o estreante na lista, o deputado federal Felipe Carreras, do PSB, destacou a importância de ser capaz de conduzir debates, articulações e votações, bem como de atuar como uma ponte de diálogo entre o executivo e o legislativo, fundamentais para o avanço de pautas cruciais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
O único senador de Pernambuco na lista, Humberto Costa, filiado ao PT, compartilhou que tem sido incluído na seleção desde que assumiu o mandato em 2011, considerando-o um reconhecimento ao seu mandato ativo em prol da transformação de Pernambuco e do Brasil.
Essa lista anual do Diap destaca a relevância dos parlamentares na política brasileira e suas capacidades de liderança e influência no cenário nacional. Luciano Bivar e os demais parlamentares pernambucanos continuam a desempenhar papéis importantes na tomada de decisões que afetam a vida dos brasileiros e o desenvolvimento do país.









