Da Redação do Blog — Na noite desta segunda-feira (13), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea do Recife, marcando a chegada de 32 pessoas resgatadas da Faixa de Gaza, após mais de um mês de espera devido aos conflitos entre Israel e o Hamas. A aeronave, um modelo VC-2 (Embraer 190), representa a décima operação de repatriação desde o início dos confrontos, em 7 de outubro, e é considerada a maior ação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior pela Aeronáutica.
O grupo é composto por 22 cidadãos brasileiros, entre natos e naturalizados, e 10 palestinos, incluindo três parentes de primeiro grau de brasileiros e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM), que devem receber status de refugiados. A operação de resgate, até o momento, já repatriou 1.477 pessoas e 53 animais de estimação do Oriente Médio.
A aterrissagem no Recife serviu apenas como uma parada técnica para abastecimento, sem desembarque de passageiros na capital pernambucana. O procedimento está estimado entre 30 e 45 minutos, após os quais a aeronave seguirá para Brasília. Conforme informações obtidas pelo g1, os repatriados se dividirão entre o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Este é o quarto avião que pousa no Recife desde o início da operação, sendo que os dois primeiros trouxeram passageiros de Israel, o terceiro transportou repatriados da Cisjordânia, e este último trouxe o grupo que aguardava resgate na Faixa de Gaza.
É importante destacar que, das 34 pessoas previstas para serem resgatadas neste voo, duas decidiram não viajar no dia em que a saída do grupo de Gaza foi autorizada. Uma mulher de 50 anos e sua filha de 12 anos optaram por não participar da viagem por motivos pessoais.
Veja o vídeo:
Pousa no Recife o avião presidencial com brasileiros que estavam em Gaza. pic.twitter.com/CS2Dq8B4l6
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) November 13, 2023