Do g1 – Três homens morreram após um tiroteio durante uma operação da Polícia Militar numa comunidade de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife. Segundo a corporação, eles eram suspeitos de participar de uma quadrilha de tráfico de drogas na região e, após trocar tiros com policiais, foram levados a um hospital, mas não resistiram aos ferimentos.
O tiroteio ocorreu no sábado (18), na Rua Betel, na comunidade de Salinas. A Polícia Militar informou que um efetivo do 18º Batalhão foi deslocado até o local depois de receber várias denúncias de tráfico de drogas na área.
De acordo com a polícia, testemunhas relataram que os suspeitos estavam traficando entorpecentes e exibindo armas.
Segundo a PM, quando os agentes chegaram ao local, parte do grupo disparou tiros contra os policiais. Durante o confronto, três suspeitos, incluindo dois homens de 21 anos e um de 27, ficaram feridos. Os demais conseguiram fugir.
De acordo com a corporação, os três suspeitos feridos foram encaminhados ao Hospital Carozita Brito, em Porto de Galinhas, mas morreram no local.
A Polícia Civil disse que a Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Sul registrou a ocorrência de tráfico de drogas e porte ilegal de armas na comunidade de Salinas. A corporação informou que “as investigações seguem até o esclarecimento do caso”.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/A/q/B31iUVSBCBAHSMxlfsKQ/hospital-carozita-brito.jpg)
Mortes em operações policiais
Nos últimos dias, Pernambuco registrou, ao menos, dois casos de operações policiais que resultaram em mortes.
Na sexta-feira (17), dois suspeitos morreram e uma mulher ficou ferida após um tiroteio durante uma perseguição policial no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. No mesmo dia, três homens morreram e outro se feriu durante uma ação em Olinda.
Dados de um estudo elaborado pela Rede de Observatórios de Segurança mostraram que, no ano passado, as forças policiais mataram 91 pessoas em Pernambuco.
Segundo o levantamento “Pele Alvo”, houve uma alta de 200% no número de vítimas de ações policiais nos últimos 10 anos no estado. Em 2023, até o mês de outubro, 94 pessoas foram mortas pelas forças de segurança, conforme o estudo.
Nesta semana, durante audiência pública sobre segurança na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, negou que o estado tenha uma alta taxa de mortes provocadas por policiais e disse que o aumento no número de mortes em operações policiais é reflexo do cenário nacional.









