Do G1 – Após ser eleito presidente da Argentina neste domingo (19), Javier Milei fez seu primeiro discurso e foi mais contido do que costuma ser.
Milei é um economista ultraliberal que se define como libertário e fez fama na TV com um discurso incendiário contra o Estado e a classe política, que chama de casta. Durante a campanha, aparecia como uma motoserra para simbolizar o que pretendia fazer com os gastos públicos.
No discurso da vitória, nada disso. Pregou pautas liberais e criticou os políticos, mas esboçou um tom conciliador. Disse que “todos aqueles que quiserem se somar serão bem-vindos”.
Não mencionou suas propostas mais radicais, como dolarizar a economia e fechar o Banco Central, nem detalhou medidas que pretende tomar, mas disse que a crise exige ações drásticas, “sem espaço para gradualismos”. Ao citar o atual governo, ao qual faz oposição, pediu que sejam responsáveis até o dia 10 de dezembro, quando ele tomará posse.
Milei venceu com 55,69% dos votos, contra 44,30% de Sergio Massa, candidato governista e atual ministro da Economia. A diferença surpreendeu, porque as pesquisas projetavam uma disputa mais acirrada. Foram cerca de 3 milhões de votos de vantagem.
“Hoje começa o fim da decadência argentina, termina o modelo empobrecedor do Estado onipresente”, disse ele. “A Argentina tem futuro, e esse futuro é liberal”, afirmou. “Se abraçamos essas ideias, não vamos apenas poder resolver os problemas de hoje, mas dentro de 35 anos voltaremos a ser uma potência mundial.”
Lula parabeniza novo governo, mas não cita Milei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo (19) o povo e as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral. Ele desejou sorte e êxito ao novo governo, mas não citou o nome do vencedor, o candidato de extrema direita, Javier Milei.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, escreveu Lula em suas redes sociais.
Em seguida, Lula deseja sorte ao novo governo, mas não parabeniza Milei. O presidente afirma que o Brasil está sempre “à disposição” para trabalhar com os “irmãos” argentinos.
“Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, completou.
Bolsonaro cumprimenta Milei e diz que esperança volta a brilhar na América do Sul

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu parabéns a Javier Milei (La Libertad Avanza) por sua vitória na eleição presidencial argentina neste domingo (19.nov.2023). “A esperança volta a brilhar na América do Sul”, escreveu Bolsonaro em seu perfil no X (ex-Twitter). O ex-presidente também desejou que “os bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil”.
A relação com Bolsonaro durante a campanha eleitoral foi uma marca de Milei para os brasileiros. O argentino recebeu apoio do ex-chefe do Executivo –que prometeu ir à posse do candidato caso ele seja eleito– e foi comparado com o ex-presidente brasileiro diversas vezes, mas criticou a comparação, afirmando que as correlações são “maliciosas” e feitas por quem faz uma política “suja”.









