Da Redação do Blog – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (11), que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Lewandowski vai tomar posse na função no dia 1º de fevereiro.
O ex-presidente do STF vai suceder Flávio Dino, que deixará o cargo no fim de janeiro e, no dia 22 de fevereiro, assumirá como ministro do Supremo, após a indicação ter sido aprovada em dezembro pelo Senado Federal.
“Número 2” de Dino no ministério, o secretário-executivo Ricardo Cappelli afirmou nesta quinta, ao site g1, que não deve seguir no posto. Lewandowski ainda não anunciou nenhum membro de sua futura equipe no Ministério.
Lewandowski se tornou ministro do STF em março de 2006 e se aposentou em abril de 2023, um mês antes de completar 75 anos – idade máxima para o posto.
A vaga de Lewandowski no STF foi ocupada por Cristiano Zanin, primeiro indicado de Lula ao tribunal no atual mandato. Quando tomar posse, Flávio Dino substituirá Rosa Weber, que se aposentou em setembro.