Da Redação do Blog – Ricardo Lewandowski, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, convidou o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), onde o procurador aceitou o convite para ser o novo secretário.
A escolha é elogiada por ministros do STF, que veem em Sarrubbo uma figura experiente e com abordagem pragmática em segurança, destacando sua atuação no Ministério Público por 34 anos.
O procurador, próximo do ministro Alexandre de Moraes, poderá assumir o cargo pouco após a posse de Lewandowski, prevista para 2 de fevereiro. Sua saída abre disputa interna no MP-SP para sua sucessão, com cinco nomes na disputa pela lista tríplice.

Quem é Mário Sarrubbo?
Mario Sarrubbo se destaca pela sua reputação de “linha dura” na segurança. Sarrubbo, é próximo de Alexandre de Moraes, e é visto como a melhor opção para enfrentar o crime organizado.
Recentemente, sua decisão de proibir a frase “reunidos sob a proteção de Deus” gerou críticas, enquanto também recebeu elogios por desarquivar processo de racismo. Com 34 anos de experiência no Ministério Público de São Paulo, Sarrubbo, de 60 anos, é presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado e possui graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrado pela PUC-SP.









