Da Redação do Blog – A quebra de uma peça do dessalinizador obrigou a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) a ampliar o racionamento do abastecimento de água na ilha de Fernando de Noronha, motivo de queixas generalizadas dos moradores da ilha, conforme postou o blog.
O racionamento, que era de um dia com abastecimento por cinco racionados, passou de um dia com água para nove dias racionados, informou a empresa em nota divulgada pelo site G1. A Compesa prevê que provavelmente a partir da próxima semana possa voltar o calendário do racionamento anterior.
A nota da Compesa informa que quebrou o inversor, peça essencial na operação do dessalinizador, principal fonte de fornecimento de água potável em Noronha.

Diz a empresa que consertou o inversor no último dia 18, mas a peça voltou a falhar no sábado passado, obrigando à compra emergencial de um inversor novo. A Compesa prevê instalar a peça até sexta-feira.
A quebra do inversor provocou uma redução de 35% no fornecimento de água, obrigando a empresa a reforçar a operação de abastecimento dos dois carros-pipa na ilha, que realizam até 25 viagens por dia para atendimento emergencial, salienta a nota da empresa.
A Compesa pede que a população de Noronha economize o consumo de água. “É possível substituir o uso da mangueira pelo balde, na hora de lavar carros e regar plantas, por exemplo, além de diminuir o tempo de banho”, aconselha a nota da empresa.