EXCLUSIVO, por Ricardo Antunes – O desembargador Antonio de Melo e Lima foi afastado do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em maio de 2022 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por acusação de assédio sexual contra duas crianças.
Um um ano e oito meses depois, no entanto, ao invés de uma eventual punição ele ganhou um presente bastante diferente dos cidadãos comuns. Foi aposentado, com direito a salário integral, de R$ 37.589,96.
E, como se fosse pouco, ainda conseguiu arrumar um bom emprego para sua filha Karina Augusta de Melo e Lima Cavalcanti, nomeada Assessora Técnica da Corregedoria Auxiliar. No cargo, ela terá direito a um salário de R$ 8.390,52, “noves fora” as outras mordomias para quem trabalha no judiciário.
O ato da aposentadoria foi assinado pelo presidente do TJPE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo no dia 4 de janeiro. Antonio Melo e Lima foi aposentado pelo critério da idade, já que, segundo seu ato, faria 75 anos no dia seguinte, 5 de janeiro, idade máxima para permanência no Judiciário.

Segundo especialistas consultados por nosso blog, houve prática de nepotismo por parte do presidente do TJPE. Já que, quando Karina Augusta foi nomeada, em 3 de janeiro, o pai dela ainda detinha o cargo de desembargador, matrícula 108,343-0.
Durante todo esse tempo, Antônio de Melo e Lima teve que ficar em prisão domicíliar em sua fazenda em Altinho (PE) a 138 quilômetros do Recife, usando tornozeleira eletrônica.

O Outro Lado
Nós tentamos ouvir a assessoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para saber sua versão dos fatos, mas não conseguimos resposta até o término desta reportagem.
Matérias relacionadas:
- EXCLUSIVO: Desembargador do TJPE é afastado pelo STJ
- Determinação para afastar Desembargador foi do ministro Jorge Mussi
- STJ mandou recolher celular, laptop e proibiu desembargador de adentrar o TJPE
- Desembargador do TJPE é alvo da PF e acusado de estupro
- EXCLUSIVO: Desembargador alvo de nova operação da PF está usando tornozeleira eletrônica
- TJPE emite nota e confirma o que você já sabia: Desembargador foi afastado