Por Luiz Roberto Marinho – Um dia depois da crítica do blog à falta do balanço do carnaval pelo Governo do Estado, feito rapidamente pelas prefeituras do Recife e Olinda, a Assessoria de Comunicação Social de Raquel Lyra convocou entrevista à imprensa para finalmente divulgar os dados do governo. Será na próxima segunda-feira, às 11h, quase uma semana após o fim da folia.
A decisão ocorre com cinco dias de atraso em relação aos concorrentes. A Prefeitura do Recife apresentou seu balanço às 7h30 da Quarta-Feira de Cinzas, quando ainda rolava carnaval, com o Bloco do Bacalhau do Batata na vizinha Olinda, cuja prefeitura fez o mesmo no dia seguinte, quinta-feira.
Em comunicação, principalmente no mundo totalmente digital de hoje, a rapidez é absolutamente vital. Como diz o ditado analógico, “agora é tarde, Inês é morta”, referência ao assassinato no século XIV da amante do rei português Pedro I, Inês de Castro, tornada por ele rainha póstuma.

Ao convocar a coletiva, a Assessoria de Comunicação Social não menciona explicitamente as razões do atraso, criticado pelo blog, mas cita, na nota da convocação, que os dados do balanço do Governo do Estado só estarão consolidados no domingo.
Os dados da Prefeitura do Recife estavam consolidados já na Quarta-Feira de Cinzas, como 96% de taxa de ocupação dos hotéis, enquanto as estatísticas da Prefeitura de Olinda também estavam fresquinhas na quinta-feira passada, como 35 mil postos de trabalho gerados na folia.
O balanço defasado do carnaval pelo Governo de Pernambuco será apresentado às 11h da segunda-feira no auditório do Centro de Artesanato, no Recife Antigo, por três secretários (Daniel Coelho, do Turismo; Cacau de Paula, da Cultura, e Mariana Melo, da Mulher), secundados pelos presidentes da Empetur, Eduardo Loyo, e da Fundarpe, Renata Borba. Como se diz no jargão jornalístico, merecerá pé de página, pela desatualização.
Veja também
Governo Raquel faz coletiva tardia sobre o Carnaval e também não convida nosso Blog









