Por Marcos Lima – As praias da Zona Sul de Recife onde, inclusive, ocorreram incidentes com tubarão e também houve afogamentos, estão com placas de alerta danificadas, com muitas das sinalizações que chamam a atenção para o risco de ocorrências com o animal com informações apagadas, pouco legíveis, impedindo a leitura pelos banhistas. Algumas apresentam buracos e pichações.
No início do ano passado, numa cobrança idêntica, o coronel Robson Roberto, do Corpo de Bombeiros, presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), afirmou que as placas danificadas deveriam ser substituídas nas semanas seguintes.
“Nós temos um contrato vigente para a questão de recolocação de placas. Isso já está sendo feito. A gente já conseguiu até o mês de fevereiro fazer a troca de mais de 50 placas, esse trabalho não vai parar. E nos pontos mais críticos a gente já vai fazer a substituição das placas que estão deterioradas. No decorrer da semana a gente já vai ter algumas placas trocadas, se não a totalidade, mas já vamos estar adiantados em relação a isso”, disse, na oportunidade.

“Infelizmente por uma questão de vandalismo muitas placas são danificadas. A gente solicita também a população que deixem as placas nos locais porque é um indicativo para a população local e para o turista para que não adentrem a água em local que tem restrição para banho”, ressaltou o coronel Robson.
Um ano se passou e o problema continua
Entramos em contato com o Cemit, no início da tarde, mas até agora não recebemos a nota prometida. Em outro contato, com a Sra. Damize, ela informou que “as placas serão renovadas em breve”.
“A SDS realizou o pregão em novembro de 2023. Até final de março serão instaladas 160 placas de sinalização nas orlas de Olinda, Recife e Jaboatão”, complementou.
Segundo o coronel, a manutenção vai ser realizada desde as praias de Olinda até a Praia do Paiva, regiões que contêm aproximadamente 170 placas de alerta. “A gente tem um trabalho primeiro para identificar quais as piores, porque tem placas obviamente piores do que outras. E a gente está fazendo neste sentido, de ver as que estão em pior estado para poder fazer a substituição”, comentou.

O OUTRO LADO
Diante do que nos foi informado, entramos em contato, mais uma vez, com o Cemit, que nos enviou a nota a seguir:
“O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informa que o processo de contratação da empresa responsável pela confecção das placas de sinalização que indicam a presença de tubarões nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR) está em fase de conclusão.
Nesta quarta-feira (21), foi emitida a Nota de Empenho (NE) para a empresa licitada, que terá 60 dias a partir desta data para a confecção e entrega de 150 novas placas. As placas serão instaladas ao longo dos 33km da costa da RMR, desde a Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho”.









