O governador do Rio, Wilson Witzel, declarou que o estado irá publicar um decreto emergencial sobre o novo coronavírus, a sair nos próximos dias, que permitirá aos municípios do Rio a autonomia necessária para fazer internações compulsórias de suspeitos de terem sido infectados pelo vírus, sem ter que apelar para a Justiça. A informação é de Bela Megale, no jornal O Globo.
Segundo a coluna, o decreto aborda questões emergenciais do coronavírus, formalizando necessidade de contratação de leitos na rede privada e o que o município pode fazer. Segundo o governador, o decreto está em análise jurídica, e deve sair nos próximos dias.
O governador disse, ainda, que o governo federal precisa disponibilizar verba para ajudar os estados nos impactos financeiros do coronavírus e afirmou que o ‘Planalto está esperando o caos acontecer’ para dar um passo.
Witzel disse que na próxima semana, o Fórum de Governadores se reunirá para debater a possibilidade de uma epidemia de coronavírus. Os governadores convidaram o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, para participar.