Da Redação do Blog — A viajante brasileira Marcia Reis, autora do livro Aventuras de Mochila, enfrentou uma situação inesperada em Bruxelas, na Bélgica. Aos 60 anos, ela foi barrada de se hospedar em um hostel por ser considerada “velha demais”, informa Paulo Cappelli, no Metrópoles. Marcia, que compartilha suas viagens em um perfil no Instagram, classificou o episódio como um claro exemplo de etarismo.
“Foi a primeira vez que passei por uma situação assim”, contou Marcia. O hostel só aceitava hóspedes até 40 anos, informação que estava em letras miúdas na reserva. “Já estava pago. Tive que solicitar o cancelamento”, lamentou a viajante.
Marcia usou suas redes sociais para falar sobre a discriminação por idade, destacando que essa não foi sua primeira experiência com etarismo em viagens. Ela defende que hostels devem ser para todos e que a sociedade precisa tratar o envelhecimento com mais relevância.
No Brasil, o etarismo já é tema de um projeto de lei apresentado em 2023 pelos deputados Marcos Tavares (PDT-RJ) e Daniel Agrobom (PL-GO), que visa instituir o Programa Nacional de Prevenção ao Etarismo.












