Esporte de alto rendimento, meio de transporte e lazer. A bicicleta pode aparecer na cidade de diferentes maneiras. Alguns usam para se locomover ao trabalho, outros utilizam para relaxar num dia de sol e ainda há os que conquistam com ela medalhas e títulos de competições de alto rendimento. Em abril, no dia 15, comemora-se o Dia Mundial do Ciclista. Por isso, listamos três lugares para praticar algum tipo de ciclismo.
Ciclismo de estrada, de pista, mountain bike, BMX e ciclo turismo são algumas das modalidades. A estimativa da Federação Metropolitana de Ciclismo do Distrito Federal (FMC-DF) é de que 20 mil pessoas pedalam em Brasília. De acordo com os ciclistas profissionais, a cidade tem locais para praticar quase todo tipo de ciclismo que existe. O único que fica fora é o de pista, já que a capital não possui um velódromo, local onde são realizadas provas.
Esdras Calland, ciclista profissional, está se preparando para a segunda edição da Gran Fondo Brasília, estilo de prova mundial que terá na capital em junho. Ele comenta sobre o evento e lugares para pedalar na capital federal.
“Pela experiência do ano passado, foi uma prova com uma ótima organização. O percurso foi bom. E Brasília é uma cidade que aceita bem o ciclismo, pelo seus espaços e arquitetura. Tendo um convívio entre os ciclismo e a população bem civilizado. Lógico que ainda falta uma conscientização maior da nossa cultura de aceitação do ciclismo como na Europa, mas ainda acho que somos privilegiados”, declarou.
Veja quais são os locais para praticar a modalidade no Distrito Federal:
Parques
Para quem gosta de passear ao ar livre, relaxar e andar com tranquilidade, os parques da cidade são ótimos cenários. Tanto no centro como no entorno do Plano Piloto é possível encontrar opções que satisfaçam o ciclista. Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Parque Olhos D’Água e Parque Ecológico de Águas Claras são algumas das alternativas.
Trilhas
As trilhas podem ser a opção ideal para quem procura algo mais radical, como o mountain bike. Segundo a federação do DF, é a modalidade que mais reúne adeptos na cidade. Mesmo com a grande oferta de trilhas no entorno de Brasília, não é preciso ir longe para achar locais para praticar. O Jardim Botânico de Brasília e o Parque Ecológico Dom Bosco permitem que o usuário ande por meio de trilhas e tenha mais contato com a natureza.
Ciclofaixas
Lado a lado com os carros, as bicicletas ainda sofrem com o desrespeito e a falta de conhecimento de motoristas sobre as ciclofaixas — parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bikes. Aos poucos, porém, os ciclistas ganham espaço e é comum ver grandes grupos pela cidade. Há mais de 200 grupos de pedal na capital. É uma questão de educação e conhecimento.
*Programe-se
Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Endereço: Eixo Monumental Sul, S/N
Visitação: todos os dias, das 5h à 0h
Parque Ecológico Olhos D’Água
Endereço: Quadras 413 e 414 – Asa Norte
Visitação: todos os dias, das 6h às 19h30
Parque Ecológico de Águas Claras
Endereço: Avenida Castanheiras – Centro. Situado atrás da Residência Oficial de Águas Claras, entre as quadras 301, 104, 105 e 106
Visitação: todos os dias, das 6h às 22h
Jardim Botânico de Brasília
Endereço: SMDB, Área Especial, s/n – Lago Sul
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: R$ 5 por pessoa. De terça a domingo, das 7h às 8h50, o acesso ao JBB é permitido somente a pedestres e ciclistas, sem cobrança de ingresso.
Parque Ecológico Dom Bosco
Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, QI 29, Lago Sul
Visitação: todos os dias, das 8h às 22h