Por Metrópoles – O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), escolheu Victor Marques (PCdoB) como vice-prefeito para disputar as eleições municipais deste ano. A relação dos dois ganhou grande repercussão nas redes sociais depois que garimparam uma foto de João e Victor ainda adolescentes.
O Metrópoles conversou com pessoas próximas aos pré-candidatos à prefeitura de Recife a respeito da relação entre os dois e como foi construída ao longo dos anos. A amizade, nas redes sociais, foi alvo tanto de críticas quanto de piadas no tocante ao longo relacionamento.
O post que viralizou no X, antigo Twitter, mostra uma foto de João Campos e Victor Marques ainda bem novinhos, inclusive com aparelho e espinhas no rosto. A publicação tinha a seguinte legenda: “Do terceirão pra v̶i̶d̶a̶ prefeitura do Recife”.

“Prefeitura toda é um grande clube de famílias influentes da elite recifense”, diz um internauta.
No entanto, ao contrário do que diz a publicação, João e Victor se conheceram no primeiro ano de faculdade de engenharia, na Universidade de Pernambuco (UPE), quando tinham 17 e 16 anos, respectivamente.
João Campos entrou na faculdade em 2011, quando o pai dele, Eduardo Campos, era governador de Pernambuco. Segundo pessoas próximas, o prefeito de Recife e Victor Marques não participaram de movimentos dentro da UPE, no entanto, João estava ligado a questões partidárias.
Depois da faculdade, os amigos chegaram a trabalhar juntos no governo do estado. Na época, João Campos estava lotado no gabinete do então governador Paulo Câmara, atual presidente do Banco Nordeste.