Da Redação do Blog – A líder da oposição, María Corina Machado, declarou a vitória do seu candidato, Edmundo González Urrutia, nas eleições presidenciais realizadas neste domingo, 28, na Venezuela, apesar da proclamação oficial de Nicolás Maduro como vencedor pelo Conselho Eleitoral Nacional (CNE).
“Vencemos e todos sabem disso”, afirmou María em uma coletiva de imprensa. “Queremos comunicar a toda a Venezuela e ao mundo que a Venezuela tem um novo presidente eleito: Edmundo González Urrutia.”
Corina afirmou que González Urrutia recebeu 70% dos votos, enquanto Maduro obteve 30%. No entanto, o presidente do CNE, Elvis Amoroso, havia anunciado anteriormente a reeleição de Maduro com 51,2% dos votos, contra 44,2% de González Urrutia, com base em um primeiro boletim oficial com 80% das urnas apuradas.
González Urrutia alegou que “todas as regras de votação foram violadas” durante o processo eleitoral. María Corina também se dirigiu às Forças Armadas, apelando para que respeitassem a vontade popular.
“O dever das Forças Armadas Nacionais é respeitar a soberania popular, e é isso que esperamos”, afirmou Machado. “Não aceitaremos a chantagem de que defender a verdade é violência. A violência é violar a verdade.”
María pediu a seus apoiadores que mantivessem uma “vigília cívica” em torno dos centros de votação para garantir a transparência do processo.
Veja o vídeo
View this post on Instagram