Por Ricardo Antunes – O candidato a vereador do Recife pelo Republicanos Ozeias Paulo da Silva, estreante nas disputas eleitorais, tem como principal base eleitoral a atuação como diretor em quatro creches parceiras financiadas com recursos públicos pela Prefeitura do Recife, o Instituto Ternura.
As creches foram selecionadas pela gestão municipal para oferta de vagas de educação infantil no âmbito do programa Infância na Creche, uma das apostas da administração socialista. A informação é do site Marco Zero que está fazendo uma série de reportagens sobre o assunto. Nenhum blog repercutiu mais esse escândalo com verbas públicas.
Desde o ano passado, o instituto privado do candidato a vereador já recebeu R$ 2,4 milhões de recursos da Prefeitura (incluindo verba do Fundeb, do Ministério da Educação) e tem 580 alunos matriculados. Isso mesmo. É muita grana, né não?
O modelo de creches parceiras lançado pela gestão do prefeito João Campos (PSB) para dobrar o número de vagas na cidade tem sido questionado por envolver uma relação político-eleitoral que beneficiaria uma parcela de candidatos da Frente Popular.

Ozeias Paulo da Silva era auxiliar de gabinete na Câmara do Recife até maio de 2023, quando foi exonerado. Imediatamente após a exoneração, ele registrou a criação de mais três unidades de creches do Instituto, beneficiado no edital da Prefeitura do Recife para, via subvenção social, contratar vagas de creches.
As unidades ficam no Passarinho, na Campina do Barreto e no Morro da Conceição. Conforme o edital da Secretaria de Educação, é “vedada a utilização das dependências da unidade para fins políticos”. Em março desse ano, Ozeias se filiou ao Republicanos e registrou o ato em suas redes com foto ao lado dos vereadores Professora Ana Lúcia e Rodrigo Coutinho.
Nas redes sociais do candidato e diretor das creches parceiras do município do Recife, Ozeias faz das vagas das creches a sua principal bandeira eleitoral. “Hoje o Instituto Ternura é um instituto consolidado na cidade do Recife, onde a gente tá atendendo as comunidades do Passarinho, de Brejo de Beberibe, Alto Santa Teresa, e Campina do Barreto”, registrou o candidato na plenária de lançamento da sua campanha.
“João Campos é governador e a gente vai evoluir muito mais. Porque Recife evoluiu e está evoluindo e agora quem precisa evoluir vai ser outras cidades do Estado de Pernambuco. Então nosso prefeito é 40, é João Campos, um parceiro nosso. Se não fosse ele, a gente não teria avançado com essas creches”.

O OUTRO LADO
A Assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife foi procurada, mas não respondeu as nossas perguntas. O candidato João Campos também foi procurado através do seu assessor, Gilberto Prazeres, que também não enviou nenhum esclarecimento. Essa matéria poderá ser atualizada.