De O Globo – O debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo da RedeTV e o Uol, nesta terça-feira (17), terá uma mudança de última hora no cenário: a fixação das banquetas, ou cadeiras, dos candidatos. Elas foram parafusadas ao chão, segundo afirmou ao GLOBO a organização do evento. José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB), envolvidos na “cadeirada” no debate de domingo, confirmaram presença no programa.
Além disso, o debate terá três níveis de punições para candidatos em caso de agressões verbais, físicas ou uso de palavras de baixo calão. Na primeira vez em que o candidato cometer uma infração, a mediadora do debate irá adverti-lo; na segunda, o candidato terá o tempo de resposta no bloco cassado, uma suspensão; na terceira, o político será expulso do programa. Os participantes também não poderão sair do púlpito, não podem mostrar objetos, nem documentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/8/q/1jSih9SlCZI4okMjJpJA/whatsapp-image-2024-09-15-at-23.23.34.jpeg)
Ainda há possibilidade de suspensão ou expulsão caso a infração seja muito grave, como agredir o adversário fisicamente. Os casos serão avaliados pela direção do programa. As regras já haviam sido estabelecidas e acordadas entre as campanhas antes da confusão no debate de domingo, na TV Cultura. Não foram feitas ajustes de ontem para hoje, afirma a organização.
O encontro na RedeTV terá duração de 2h20 e será dividido em cinco blocos. Estão confirmados para o debate: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo).
A emissora afirma que “a segurança sempre foi uma prioridade nossa desde o começo das negociações com as campanhas. A segurança está reforçada desde o início por parte da RedeTV!”.