Do Metrópoles –Israel realizou um ataque no centro de Beirute, capital do Líbano, nesta sexta-feira (27/9). O bmbardeio ocorreu logo após o discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. De acordo com agências de notícias internacionais, esse foi o maior ataques ontra o Líbano desde o início do conflito, há quase um ano.
O secretário-geral do grupo Hezbollah, Hassan Nasrallah teria sido o alvo de ataques aéreos israelenses. De acordo com o porta-voz israelense Daniel Hagari, os militares atacaram a sede do Hezbollah, que foi construída “sob prédios residenciais em Beirute para usá-los como escudos humanos”. Apesar dos esforços, a mídia internacional afirma que o líder do Hezbollah está vivo.
Após o bombardeio, uma grande nuvem de fumaça foi vista saindo dos locais dos ataques. A fumaça podia ser vista da cidade de Batroun, a cerca de uma hora de carro do local.
Equipes de emergência já chegaram ao local, porém, até o momento, não há a confirmação do número de feridos, apesar disso, imagens do local mostraram vários prédios completamente derrubados, com incêndios sob os escombros. A Cruz Vermelha Libanesa informou ter enviado 10 equipes para o subúrbio de Dahiyeh, em Beirute, após o bombardeio.
Najib Mikati, o primeiro-ministro interino do Líbano, disse que o ataque israelense a Beirute mostra que Israel “não se importa” com os apelos globais por um cessar-fogo no Líbano.