EXCLUSIVO, por Luiz Roberto Marinho– A juíza Inês Maria de Albuquerque Alves ou a juíza Mirna dos Anjos de Melo Gusmão, ambas da 1ª Vara do Júri de Jaboatão dos Guararapes, é quem conduzirá a audiência de instrução e julgamento, ainda sem data prevista, do policial militar João Gabriel Tenório Ferreira, acusado de matar a ex-namorada Maria Clara Adolfo de Souza, 21 anos, grávida dele de quase quatro meses, com 11 tiros de calibre 9mm em 24 de julho último.
Na audiência de instrução e julgamento, realizada em sessão pública, o juiz colhe todas as provas das partes envolvidas no processo, inclusive as provas orais, e os depoimentos das testemunhas. Costuma seguir a seguinte ordem: primeiro, são ouvidas as testemunhas de acusação; em seguida, as testemunhas de defesa. Depois, se for o caso, os peritos apresentam seus laudos e podem ser questionados pelas partes. Por fim, o réu é interrogado.
No caso do assassinato da técnica de enfermagem Maria Clara, por se recusar a abortar uma bebê do policial militar, que se chamaria Aurora, conforme relata o inquérito policial, além do PM João Gabriel Tenório Ferreira, há um outro réu, Eduardo Oliveira da Silva, conhecido como Eduardo Toupeira.

Preso no Cotel, em Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, Eduardo é acusado de dirigir a motocicleta Honda CG 160 Start na qual João Gabriel teria fulminado a ex-namorada com tiros na cabeça, pescoço, ombros e costas. Maria Clara foi atraída para fora de casa, na Rua Belo Jardim, no bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes, por volta das 21h40 de 24 de julho por um recado do ex-namorado dizendo que tinha uma quantia de dinheiro para lhe entregar.
Conforme divulgou o Blog com exclusividade, o juiz Adelson Freitas de Andrade Junior, da 1ª Vara do Júri de Jaboatão dos Guararapes, aceitou denúncia do Ministério Público e decretou na sexta-feira (27) a prisão preventiva do policial militar e do amigo dele. O PM João Gabriel Tenório Ferreira estava em prisão temporária no Centro de Reeducação da Polícia Militar, em Abreu e Lima.