Por André Beltrão – A cirurgia do jornalista Ricardo Antunes, realizada para corrigir fraturas no rosto causadas por agressões sofridas em uma emboscada, na quinta (13), foi concluída com sucesso.
Segundo a médica Manoela de Bortoli, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o procedimento durou cerca de 2h e incluiu a colocação de duas placas de titânio e parafusos para estabilizar o complexo zigomático orbitário.
“Conseguimos restabelecer o arcabouço da face e a estética. Agora, é aguardar a consolidação óssea e a redução do edema”, explicou.
Manoela relembrou o estado delicado em que Ricardo chegou ao hospital, com um ferimento grave que se estendia do supercílio à pálpebra.
“A lesão foi muito próxima ao globo ocular, o que poderia ter causado consequências graves, como a perda da visão. Felizmente, não houve danos à acuidade visual nem à motricidade ocular”, disse. O paciente precisou levar 35 pontos.
Ricardo teve que ser sedado durante a cirurgia, mas passou uma noite tranquilo. Fez diversos exames e ao final da tarde terá alta. Ele vai continuar sob observação médica e ainda tem as duas partes do rosto bastante inchadas. A médica estima que a recuperação total seja finalizada com mais 30 dias. Nesse primeiro momento, ele só poderá se alimentar de comida pastosa, além de tomar uma medicação especial.
A agressão, considerada um atentado à liberdade de imprensa, foi notícia nos principais portais do Brasil e trouxe reflexões sobre a segurança de jornalistas no exercício da profissão. A Fenaj, o Sinjope e a AIP deram notas condenando o ocorrido e cobrando imediata providência das autoridades do Governo de Pernambuco.









